23/08/2017
INTERCÂMBIO - Birigui é destaque no IX Congresso Brasileiro de História da Educação

A secretária municipal de Educação, professora Dra. Áurea Esteves Serra, participou do IX edição do Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado na última semana em João Pessoa-PB, onde representou Birigui e a região Noroeste do Estado de São Paulo. A secretária municipal custeou a estada com seus próprios recursos.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor francês Roger Chartier, que abordou o tema Leitura, que tem reconhecimento internacional na área da educação. Chartier abordou vários assuntos e dentre eles o conteúdo do seu livro "A aventura do livro: do leitor ao navegador". "Refletir sobre a aventura do livro é examinar a tensão fundamental que atravessa o mundo contemporâneo, dilacerado entre a afirmação das particularidades e o desejo do universal", frisou o professor.

A secretária Áurea proferiu uma comunicação individual sobre formação de professores e participou de uma comunicação coordenada, onde dividiu a mesa com professoras do Paraná (UEM), Mato Grosso do Sul (UFGD) e Mato Grosso (UFMT) sobre o tema escolarização. Nesta comunicação coordenada a secretária tratou da escolarização em Birigui e no Noroeste Paulista.

Ela também participou das discussões sobre pesquisas que avaliam a implantação do "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". As pesquisas realizadas por amostragem apontam que os professores estão muito satisfeitos com essa formação (PNAIC) porque a mesma envolve muito mais a prática de sala de aula do que a teoria.

A representante de Birigui ainda participou de uma roda de conversa com Diane Valdez, autora de livros para séries iniciais e de livros literários para crianças. Entre os livros literários destaca-se: "Deu queimada no cerrado", "Os três Porquinhos Caititus e o Lobo Guará", "A Menina Passarinha" e "O que teria na trouxa de Maria".

“Referente ao livro ‘O que teria na trouxa de Maria’,  foi muito relevante tomar conhecimento desta literatura, uma vez que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Maria Grampinho, quando visitou a casa da poetisa Cora Coralina no ano de 1998”, comentou a secretária de Birigui.

Segundo Áurea Serra, a troca de conhecimentos com pedagogos e gestores da área da educação de todo Brasil contribui para o desenvolvimento local, além da oportunidade de compartilhar as boas experiências sobre escolarização realizadas em Birigui.

Texto e fotos: Secretaria de Educação/Divulgação