23/08/2017
Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental é desenvolvido em Birigui pela ViaRondon

Durante os dias 16 e 17 de agosto, aconteceu no município de Birigui, na Secretaria de Educação, a segunda parte do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental – Caderno do Professor, fornecido pela Concessionária ViaRondon aos coordenadores Pedagógicos do município de Birigui e Glicério.

O curso tem com o objetivo de promover a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização dentro das escolas, formando multiplicadores da temática ambiental e auxiliando na implantação da preservação ambiental como complemento às atividades escolares. Além disso, busca agregar novos valores ambientais e conhecimento sobre ecologia adequados à realidade local.

O professor no papel de multiplicador da Educação Ambiental dentro da sala de aula tem a função de contribuir para a formação de cidadãos sensibilizados, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental; desenvolver atitudes e ações concretas de ensino e a aprendizagem; formar indivíduos capazes de ver na própria localidade as evidências de inter-relações e interdependências dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida.

O curso conta com quatro módulos divididos em partes teóricas e práticas, somando 16 horas para cada módulo. Ao final do curso, os participantes que atingirem no mínimo 75% de presença receberão uma certificação de 64 horas.

Como ação participativa dos participantes, a cada módulo as atividades realizadas durante o curso farão parte do Caderno do Professor, totalizando 4 cadernos ao fim do curso, que serão utilizados como material paradidático permanente nas escolas do município.

Seguindo esta abordagem, o Caderno do Professor tem por objetivo aumentar a abrangência e utilidade da temática ambiental dentro da sala de aula durante o ano letivo, constituindo um material paradidático que traz aspectos mais lúdicos a serem eficientes do ponto de vista pedagógico. Irá ser adotado de forma paralela aos materiais convencionais sem substituir os didáticos.

O Caderno do Professor torna-se uma ferramenta para um processo crescente e contínuo de aprendizagem no qual indivíduos e comunidades como um todo tomam consciência do seu meio ambiente; de novos conhecimentos e valores; habilidades e experiências, além da capacidade de formação de opinião que os tornem aptos e motivados a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros.

Este material será distribuído para todos os professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental I que poderão realizar as atividades propostas de uma maneira eficaz e multidisciplinar.

Durante os dias 16 e 17 de agosto, foi realizada a segunda parte desse curso que consistiu na discussão entre os coordenadores pedagógicos e a equipe PEA Savie – ViaRondon, das atividades a serem incluídas no material didático de acordo com a realidade sócio ambiental dos municípios.

O curso é coordenado pelo Engenheiro Álvaro Duarte da Viarondon, e assessorado pelas profissionais Engª Nicole Arieta, Sarah Reimberg, Lilia Paschoal e Jullia Tedesco da Savie Soluções Ambientais.

Comunicação Prefeitura (TL)

Texto e foto: Savie Soluções Ambientais