29/08/2017
AÇÃO CONJUNTA: autoridades de saúde atuam no combate ao inseto barbeiro

Autoridades de saúde de Birigui e Araçatuba trabalham em conjunto nesta terça-feira (29 de agosto) para combater o inseto barbeiro, que transmite a doença da Chagas.

Servidores da Secretaria de Saúde de Birigui, do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), e Agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Araçatuba atuaram na praça James Mellor, região central de Birigui, onde existe um grande número de palmeiras, onde os barbeiros costumam se abrigar no topo das árvores.

“Fizemos um mutirão para caçar o inseto. Ele é procurado em galhos de árvores, mas também pode aparecer dentro das casas, por isso a população também está sendo orientada a ficar atenta e combater o barbeiro”, disse a agente de combate à endemias, Carina Galvão Portero.

Depois de recolhidos pelos profissionais, os insetos são encaminhados para o laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está contaminado ou não. Segundo o órgão, a análise serve para saber se o inseto está contaminado com o trypanosoma cruzi, que é o agente causador da doença de Chagas.

APOIO - A ação na praça James Mellor (praça da Prefeitura Municipal) teve apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto. A equipe responsável pela atividade estuda realizar a limpeza em outras praças de Birigui, onde o inseto pode se alojar em árvores.

ENTENDA - O barbeiro transmite a doença quando suga o sangue de uma pessoa ou animal portador da doença de chagas e pica a pessoa sadia transmitindo o trypanosoma cruzi.

Após a picada surge no local uma pequena inflamação parecida com um furúnculo ou uma mancha bem avermelhada, inchaço das pálpebras geralmente num só olho, febre baixa, mal-estar, falta de apetite, após alguns anos a doença de chagas agrava-se e pode haver inicio de comprometimento do coração, esôfago, intestino ou outros órgão.

Para combater e eliminar os insetos barbeiros deve-se deixar sempre limpos casas e locais onde possam servir de esconderijo para o barbeiro (atrás de quadros, camas, malas, lenhas, tijolos).

Outras informações: CCVZ (18)3643-6234.

Texto e fotos: Tiago Lotto