30/08/2017
Eleita e empossada, CIPA da Prefeitura de Birigui passa por treinamento

A Prefeitura de Birigui já conta com uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Eleita e empossada, a comissão está recebendo treinamento, que acontece no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto. O treinamento começou dia 28 de agosto e segue até o dia 1º de setembro, atendendo a Norma Regulamentadora nº 5 da Portaria 3.214 de 1978 (Normas de Segurança e Medicina do Trabalho). A CIPA conta com 14 membros eleitos.

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Birigui, Alex Coelho da Silva, o treinamento está sendo feito pelo engenheiro José Luis Navarro e pelo Sargento Pereira, PM do Corpo de Bombeiros, técnico em Segurança do Trabalho.

“Cabe a CIPA identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), do Ministério do Trabalho e Emprego”, explicou Alex, destacando que a principal finalidade da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças ocasionadas pelas atividades profissionais.

Os servidores membros da comissão irão mantê-la em regular funcionamento e elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, além de participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias.

“Logo quando assumiu a Prefeitura de Birigui o prefeito Cristiano Salmeirão solicitou o retorno da CIPA, que não existia desde 2012. É uma comissão muito importante dentro da gestão público municipal”, falou o secretário municipal de Administração, Genilson Martins.

Texto e fotos: Tiago Lotto