A Prefeitura de Birigui vai “avançar” com a Coleta Seletiva no município. A partir do próximo dia 20 de setembro o recolhimento de materiais recicláveis será feito em outros 18 bairros, totalizando 31 bairros. A Coleta Seletiva teve início em Birigui no dia 2 de agosto, em 13 bairros (confira relação dos bairros abaixo).
“Hoje estamos atingindo 15% da população. A partir de 20 de setembro chegaremos a 30%. No dia 20 outubro vamos para 60% e no dia 20 de novembro chegaremos a 100% da população, realizando a coleta seletiva em todos os bairros de Birigui”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.
O secretário lembrou que a coleta seletiva no município faz parte do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos e, também, do Plano de Governo da gestão 2017-2020. “A Coleta Seletiva torna-se uma projeto sócio ambiental, pois envolve o meio ambiente e a valorização de pessoas. Sua implantação foi determinada logo quando o prefeito Cristiano Salmeirão assumiu o Executivo”, frisou Juliano Salomão.
“A coleta seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora, principalmente dentro das casas. Esse material não deve ser levado ao aterro sanitário. Com isso, o aterro ganha mais tempo de vida e, consequentemente, preservamos o meio ambiente”, explicou o secretário.
Papéis, plásticos, metais, vidros, papelão, garrafa PET, caixinha de leite, alumínio, entre outros devem ser separados do chamado lixo molhado (resto de frutas e comidas, lixo do banheiro, fraldas). O reciclável será levado para a cooperativa de catadores, reativada recentemente com apoio da Prefeitura Municipal.
Lembrando que a Coleta Seletiva em Birigui acontece em dois dias: quarta e quinta. De segunda, terça, sexta e sábado os caminhões de lixo recolhem o lixo tradicional, que deve ser levado ao aterro sanitário.
BAIRROS – Abaixo, a relação dos 18 novos bairros que entram na lista da coleta seletiva do município a partir de 20 de setembro.
QUARTA-FEIRA – Vila Guanabara; Vila Xavier; Parque Nelson Calixto; Jardim Mavan; Jardim Tóquio; Jardim Costa Rica; Conjunto Magalhães; Vila Moimáz; São Genaro 2 e Sandro Piazzalunga.
QUINTA-FEIRA – Vila Brasil; São Genaro I; Vila Silvares; Jardim Aeroporto; Recanto dos Pássaros; Jardim América; Resitencial Otton e Aeropark.
OS 13 PRIMEIROS – Lembrando que os bairros abaixo continuarão sendo visitados nas quartas e quintas-feiras para o recolhimento do reciclável:
QUARTA – FEIRA: Distrito Industrial; Pedro Marin Berbel; Eurico Caetano; Parque das Árvores; Laluce I; Laluce 2; Vale do Sol; Monte Carlo; Nova Brasília; Conjunto Habitacional Maria Gabas Stábile; e Novo Jardim Stábile.
QUINTA – FEIRA: Thereza Maria Barbieri e Ivone Alves Palma (Ivoninha).
Comunicação Prefeitura
Texto e foto: Tiago Lotto
|