04/09/2017
UBS do Colinas já está em funcionamento; autoridades prestigiam entrega do prédio

A Prefeitura de Birigui entregou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a Unidade Básica de Saúde do bairro Colinas, a UBS 10, denominada Manoel Sanches Graneiro. A solenidade reuniu o prefeito Cristino Salmeirão, a primeira dama Eliane Cristina Salmeirão, o deputado estadual Roque Barbiere, o presidente da Câmara de Birigui, Vadão da Farmácia, além dos demais vereadores, secretários municipais, convidados e moradores do bairro.

A décima unidade do município foi construída na rua Aldo Cinquini, 459, e recebeu investimento de R$ 824.791,12. Deste total, R$ 200 mil foram repassados pelo Ministério da Saúde e mais de R$ 624 mil de contrapartida da prefeitura.

“Minha intenção é entregar uma UBS a cada ano de governo”, falou o prefeito, anunciando que Birigui poderá ganhar, em breve, uma UTI Neonatal. “O governador Alckmin solicitou um estudo técnico para avaliar se Birigui comporta uma UTI Neonatal. Estamos próximos de conquistar mais um benefício no setor da saúde”, comentou o chefe do Executivo.

A possível UTI Neonatal também foi citada pelo deputado estadual Roque Barbiere. “Estivemos reunidos com o governador Geraldo Alckmin e mostramos a realidade do município, que necessita de uma UTI Neonatal. É mais uma conquista que teremos o prazer de anunciar para Birigui”, comentou o deputado.

ESTRUTURA - Com 435,97 metros quadrados de área construída, a nova unidade possui três consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de vacina, duas salas de pré e pós-consulta, uma sala de medicação/observação, duas salas de curativos, uma sala de nebulização, um dispensário de medicamentos, um almoxarifado, uma sala para atender usuários do Programa Viva Leite, um expurgo, um roupeiro, uma cozinha e um D.M.L (Depósito de Materiais de Limpeza), além de recepção/ Arquivo, setor administrativo e de enfermagem, sala de reuniões e sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais.

A assistência médica será ofertada por um profissional médico generalista integrante de uma equipe da Estratégia Saúde da Família - ESF, que atenderá aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova UBS vai beneficiar mais de cinco mil moradores residentes na região que inclui os bairros Alto Colinas, Colinas Park 2, Residencial Colinas Verde, Residencial Esplanada das Colinas, Jardim do Trevo, além do Colinas.

HOMENAGEM - A UBS recebeu o nome do contabilista Manoel Sanches Graneiro, biriguiense que participou ativamente da vida esportiva, política e social da cidade. Ele foi vereador entre 1952 e 1955, diretor tesoureiro na Santa Casa, onde se destacou atuam em prol da saúde do município. “É uma emoção enorme essa homenagem ao meu pai. Tenho que agradecer o ex-prefeito Pedro Bernabé e ao prefeito Cristiano Salmeirão, que na época era o presidente da Câmara quando a homenagem foi aprovada”, disse Márcio Giampietro, filho de Manoel Sanches Graneiro.

Texto e fotos: Tiago Lotto