06/09/2017
“Fale com a secretária” – Educação inicia projeto piloto no CEI Enriqueta Terence

Na manhã desta quarta-feira, 6 de Setembro, a secretária municipal de Educação, professora Dra. Áurea Esteves Serra, esteve no CEI Enriqueta Terence para o piloto do projeto “Fale com a secretária”. Esse projeto integra uma das ações do projeto macro da Prefeitura Municipal de Birigui, “Humanização: a transformação do mundo começa pela criança”.

A dinâmica do projeto “Fale com a secretária” busca olhar o contexto do lugar tendo por objetivo amadurecer a conscientização das pessoas quanto suas ações para o trabalho em equipe. Um dos objetivos é fortalecer funcionários no que se refere a motivar, reunir, implementar, conectar, empoderar, resolver problemas, tomar decisões, conseguir recursos e fornecer ideias. Essas ações são tidas como “talentos”. O funcionário reconhece aquilo que ele sabe fazer de melhor.

A secretária informa que, de acordo com os estudos do professor Dantas da FGV, quando os membros de uma equipe reconhecem suas potencialidades o gestor poderá organizar as atividades diárias voltadas para a formação de uma equipe de alta performance, na qual a dimensão pessoal - equilíbrio, dar o melhor de si, sentido para a vida, família - oferece o sentido para se fazer o melhor e bem e, no fim da jornada de trabalho, poder voltar para a casa com a grata sensação de dever cumprido.

Segundo Áurea, Dantas afirma que “somente é possível construir democracia quando entendemos a co-reponsabilidade em pequenos espaços”.

O projeto “Fale com a secretária” inicia-se na próxima semana com a visita da secretária municipal de Educação às unidades escolares para ouvir os funcionários que desejarem participar desse momento tão importante para a construção de uma gestão democrática: o aprender juntos!

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação