14/09/2017
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado divulga programação da Semana da Árvore

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, promove entre os dias 16 e 24 de setembro diversas ações em comemoração a Semana da Árvore. Plantio de mudas de árvores, bate-papos, palestra, mesa redonda e fórum dos conselhos municipais de Meio Ambiente compõem a programação.

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância, vantagens e benefícios da árvore para a saúde do ser humano, ecossistema e economia. As atividades são gratuitas e serão voltadas a todos os públicos, como professores, alunos, técnicos e ambientalistas e demais munícipes interessados.

A abertura da Semana será neste sábado (16), com bate-papo e plantio de mudas nativas nas escolas estaduais Profª Regina Valarini Vieira e Profº Antônio Sales de Oliveira, respectivamente às 9h e 9h30. Já no domingo (17), a Associação de Moradores do Thereza Maria Barbieri e a Secretaria de Meio Ambiente realizam levantamento da arborização das ruas do bairro.

Na terça-feira (19), às 19h, a RAE (Rede de Agricultura Ecológica) realiza uma roda de conversa sobre a agrofloresta na região do Baixo Tietê, no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto. Na quarta-feira (20), Birigui será sede do 6º Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê. O evento será realizado na sede da Assenab/Crea, a partir das 8h.

No mesmo dia, mas a partir das 19h na Casa de Cultura Cristina Calixto, haverá uma mesa redonda com tema “Rios Voadores?”, com a participação do cientista Antonio Donato Nobre. Outro destaque da programação é a palestra sobre arborização urbana que será ministrada na quinta-feira (21), às 19h, pela Fundação SOS Mata Atlântica (veja a programação completa abaixo).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA ÁRVORE

Dia 16/09 (Sábado)

9 horas – Plantio de árvores

Atividade: A comunidade escolar da escola estadual Prof.ª Regina Valarini Vieira, durante o programa Escola da Família, participa de conversa sobre a importância das árvores e realizam plantio de mudas nativas dentro da escola e nas calçadas.

Local: rua Roberto Clark, 357 – Centro

9h30 –Plantio de árvores

Atividade: A comunidade escolar da escola estadual Prof.º Antônio Sales de Oliveira, durante o programa Escola da Família, participa de conversa sobre a importância das árvores e realizam plantio de mudas nativas dentro da escola

Local: rua José Vieira, 438 – Thereza Maria Barbieri

Dia 17/09 (Domingo)

8 horas – Levantamento da arborização das ruas do Thereza Maria Barbieri

Atividade: A Associação de Moradores do Thereza Maria Barbieri, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza levantamento das ruas mais arborizadas e das que faltam arborização, incluindo as espécies plantadas nas calçadas.

Local: rua Pedro Bernabé, 105 – Thereza Maria Barbieri

Dia 18/09 (Segunda-feira)

8 horas – Projeto de Educação Ambiental Birigui Sustentável

Atividade: Crianças atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social participam de projeto de educação ambiental e discutem as relações das águas com as árvores.

Local: CIS – rua Santa Teresa, 365 – Vila Troncoso

Dia 19/09 (Terça-feira)

17 horas – Plantio de árvores nativas no Campus do Instituto Federal

Atividade: Comunidade escolar promove conversa sobre o Dia da Árvore e realiza o plantio de 150 mudas de espécies nativas na unidade do Instituto Federal de Birigui.

Local: rua Pedro Cavalo, 709 – Portal da Pérola 2

19 horas – Roda de conversa sobre Agrofloresta

Atividade: A RAE (Rede de Agricultura Ecológica) realiza conversa sobre os desafios da agroecologia na região do Baixo Tietê, traça um panorama das agroflorestas locais.

Dia 20/09 (Quarta-feira)

8 horas – VI Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente

Atividade: O Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê discute o papel dos conselheiros e a atuação deste importante órgão deliberativo e consultivo dos gestores municipais.

Local: Assenab/Crea – avenida Paulo da Silva Nunes,129 – Parque das Paineiras

19 horas – Rios Voadores?

Atividade: Mesa redonda discute a relação entre árvores e chuvas, por meio de exibição de vídeo, com o cientista Antonio Donato Nobre, promovendo a reflexão de técnicos e ambientalistas na importância do plantio de árvores para garantir a regularidade das chuvas em nossa cidade e região.

Dia 21/09 (Quinta-feira)

15 horas – Projeto de Educação Ambiental Birigui Sustentável

Atividade: Crianças atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social participam de projeto de educação ambiental e realizam coleta de sementes de árvores nativas em comemoração ao Dia da Árvore.

Local: CIS – rua Santa Teresa, 365 – Vila Troncoso

19 horas – Palestra sobre arborização urbana

Atividade: Fundação SOS Mata Atlântica realiza palestra sobre arborização urbana e poda de árvores com objetivo de orientar profissionais, técnicos e ambientalistas sobre as vantagens e benefícios que as árvores proporcionam.

Dia 23/09 (Sábado)

9 horas – Distribuição de mudas no CEI Ana Souto Trevisan

Atividade: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza distribuição de mudas de árvores no Centro de Educação Infantil Ana Souto Trevisan para plantio em calçadas junto a comunidade escolar.

Local: rua Eduardo Ibanhes, 366 – Jardim Costa Rica

Dia 24/09 (Domingo)

8 horas – Plantio de mudas em área verde no Monte Líbano

Atividade: A Ong AGA (Associação do Grupamento Ambientalistas) e a Secretaria de Meio Ambiente realizam plantio de árvores nativa e manutenção das árvores já plantadas em área verde do bairro Monte Líbano, com apoio da comunidade.

Local: rua Octacílio Camargo Fávero esquina com rua Dr. Demonstenes Guanais Pereira

Texto: Rafael Lopes