14/09/2017
Ações em conjunto aumenta integração entre secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Segurança

Ações em conjunto das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública proporcionaram uma maior integração entre as pastas da atual administração.

Pela primeira vez na cidade, a Guarda Civil Municipal recebeu da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado uma capacitação relacionada à legislação que trata do meio ambiente no município.

Treze guardas municipais receberam treinamento do secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, e dos diretores de Meio Ambiente, Jefferson Rabal e Rafael Polizel. A capacitação ocorreu nesta quarta-feira (13), no salão de eventos do Sisep, que gentilmente ofereceu o espaço ao Executivo. O Comandante da GM, José Carlos Fernandes, também participou do curso.

Temas como poda de árvores, descarte irregular, erradicação de árvores, fogo, lixo/descartes em vias públicas e como trabalhar visando preservar o meio ambiente foram alguns dos temas debatidos no encontro.

“Desde o início da gestão 2017-2020 as secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente atuam em conjunto, já que várias denúncias relacionadas ao meio ambiente são feitas nas duas secretarias. A GM atua em variadas atividades relacionadas ao setor. Muitos apontamentos da Secretaria de Meio Ambiente são executadas pela Guarda, que abre processo administrativo das denúncias”, comentou o secretário Cléber Rodrigo da Silva (Segurança Pública).

Para o secretário Juliano Salomão (Meio Ambiente), essa integração é muito importante. “A gestão pública depende de ações em conjunto, de trabalho em equipe. Sem essa integração o trabalho fica muito mais difícil e demorado”, frisou.

SAÚDE – A Prefeitura de Birigui iniciou no dia 2 de agosto deste ano a coleta seletiva na cidade. A coleta seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora, evitando que o material seja levado ao aterro sanitário.

A implantação da coleta teve total apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que por meio dos Agentes de Saúde da Família entregaram panfletos informativos nas residências de Birigui.

Para realizar a parceria, os agentes também passaram por uma capacitação feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que orientou os profissionais da saúde sobre como informar ao cidadão sobre a importância de separar o lixo seco (reciclado como latas, papelão) do lixo molhado (restos de comida, papel do banheiro).

No último dia 31 de agosto, os profissionais do Meio Ambiente estiveram em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de bairros onde o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento do material.

“Esse trabalho integrado conseguiu evitar que 16 toneladas de materiais recicláveis fossem levadas até o aterro sanitário, que deve receber somente o lixo molhado. As ações em conjunto são extremamente importantes para melhor administrar a cidade”, comentou o secretário Juliano Salomão.

O secretário disse que a coleta seletiva é bom financeiramente para os catadores de recicláveis (a cooperativa do setor foi reativada e consegue vender mais), para o meio ambiente (preservação ambiental) e para a saúde das pessoas (elimina latas, garrafas e demais acumuladores de criadouros da dengue).

“Essa integração entre as secretarias é um pedido do prefeito Cristiano Salmeirão e do vice-prefeito Carlito Vendrame. Visa o melhor para Birigui”, completou Juliano Salomão.

Texto: Tiago Lotto