18/09/2017
Prefeito e secretário participam de plantio de mudas que abriu a Semana da Árvore

O prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, participaram na manhã do último sábado (16) da abertura oficial da Semana da Árvore, que segue até o dia 24 de setembro.

Plantio de mudas de árvores, bate-papos, palestras, mesa redonda e fórum dos conselhos municipais de Meio Ambiente compõem a programação da Semana da Árvore, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância, vantagens e benefícios da árvore para a saúde do ser humano, ecossistema e economia.

As atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos, como professores, alunos, técnicos e ambientalistas e demais munícipes interessados.

A abertura oficial ocorreu na manhã de sábado, na Escola Estadual Profª Regina Valarini Vieira, onde houve bate-papo sobre o meio ambiente e plantio de mudas nativas. Ação envolveu alunos, professores, pais, profissionais da unidade escolar e vários ambientalistas.

Ainda no sábado, também no período da manhã, o bate-papo e o plantio também ocorreram na Escola Estadual Profº Antônio Sales de Oliveira. Já no domingo (17), a Associação de Moradores do Thereza Maria Barbieri e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam levantamento da arborização das ruas do bairro.

CONFIRA, ABAIXO, A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA ÁRVORE:

SEGUNDA, DIA 18 - Projeto de Educação Ambiental Birigui Sustentável. Crianças atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social participam de projeto de educação ambiental e discutem as relações das águas com as árvores.

CIS – rua Santa Teresa, 365 – Vila Troncoso, às 8h.

TERÇA, DIA 19 - Roda de conversa sobre Agrofloresta

A RAE – Rede de Agricultura Ecológica realiza conversa sobre os desafios da agroecologia na região do Baixo Tietê, traça um panorama das agroflorestas locais e apresenta dados e sonhos!

Casa de Cultura Cristina Calixto – rua Siqueira Campos, 362 – Centro, às 19h.

QUARTA, DIA 20 - VI – Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente. O Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê discute o papel dos conselheiros e a atuação deste importante órgão deliberativo e consultivo dos gestores municipais.

ASSENAB/CREA - Avenida Paulo da Silva Nunes,129 - Parque das Paineiras, às 8h.

19 horas – Rios Voadores?

Mesa redonda discute a relação entre árvores e chuvas, por meio de exibição de vídeo, com o cientista Antonio Donato Nobre, promovendo a reflexão de técnicos e ambientalistas na importância do plantio de árvores para garantir a regularidade das chuvas em nossa cidade e região. Casa de Cultura Cristina Calixto – rua Siqueira Campos, 362 – Centro.

QUINTA, DIA 21 - Plantio de árvore na CEI “Antero dos Santos” – Copacabana. Comunidade escolar comemora o Dia da Árvore com plantio de árvores frondosas no interior da escola junto aos alunos, às 8h.

Plantio de árvore na Escola Estadual Prof.ª Esmeralda Milano Maroni. Comunidade escolar discute a importância das árvores no planeta, na cidade, nos bairros e nas ruas! Realizam um plantio em área verde na frente da unidade escolar, às 9h.

15 horas – Projeto de Educação Ambiental Birigui Sustentável

Crianças atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social participam de projeto de educação ambiental e realizam coleta de sementes de árvores nativas em comemoração ao Dia da Árvore.

CIS – rua Santa Teresa, 365 – Vila Troncoso.

19 horas – Palestra sobre arborização urbana

Fundação SOS Mata Atlântica realiza palestra sobre arborização urbana e poda de árvores com objetivo de orientar profissionais, técnicos e ambientalistas sobre as vantagens e benefícios que as árvores proporcionam.

Casa de Cultura Cristina Calixto – rua Siqueira Campos, 362 – Centro

SÁBADO, DIA 23 - Distribuição de mudas CEI Ana Souto

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza distribuição de mudas de árvores no Centro de Educação Infantil Ana Souto Trevisan para plantio em calçadas, às 9h.

Rua Eduardo Ibanhes, 366 – Jardim Costa Rica

09 horas – Plantio de árvores nativas no Campus do Instituto Federal. Comunidade escolar promove conversa sobre o Dia da Árvore, assistem o filme "O homem que plantava árvores"  e realizam o plantio de árvores nativas na unidade do Instituto Federal de Birigui.

IFSP - rua Pedro Cavalo, 709 - Residencial Portal da Pérola II

DOMINGO, DIA 24 - Plantio em área verde no Monte Líbano

A Ong AGA – Associação do Grupamento Ambientalistas realiza plantio de árvores nativa e manutenção das árvores já plantadas em área verde junto a comunidade, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Rua Octacílio Camargo Fávero esquina com rua Dr. Demonstenes Guanais Pereira, às 8h.

Texto: Tiago Lotto/Rafael Lopes

Fotos: Tiago Lotto