A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto promovem no próximo dia 27 de setembro a exibição do documentário “Nunca me Sonharam”, que trata sobre os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino médio nas escolas públicas brasileiras.
A exibição será no Centro de Integração Social “Marilda Sueli Campomízzio Lopes de Souza”, localizado à Rua Santa Tereza, 365, Vila Troncoso, a partir das 13h30.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-IBGE, 2015), 82% das crianças e jovens até 19 anos que estão estudando no Brasil são atendidos pela escola pública e 1,6 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos estão fora das salas de aula.
O filme, de Cacau Rhoden, traz histórias de alunos que tiveram de abandonar os estudos para trabalhar, de estudantes que deixaram as salas de aula por se sentirem incapazes de acompanhar o desenvolvimento dos outros colegas, de jovens que simplesmente não entendem como o que eles aprendem na escola pode lhes ser útil para a vida e para conseguirem um lugar ao sol.
A primeira parte do documentário mostra como a castração dos sonhos geralmente é cruel, daí o panorama desanimador porém realista constatado hoje em dia no sistema público de educação. Aos poucos o filme vai se transformando em uma agradável e realista proposição de como é possível mudar este cenário educacional brasileiro.
Além dos alunos, gestores, professores e especialistas dão depoimentos muito precisos. “Nunca me Sonharam” reflete sobre o valor da educação, mostra que é preciso deixar os jovens sonharem e que os sonhos deles podem fazer do Brasil um país menos desigual.
Comunicação Prefeitura
Assessoria de Imprensa
|