18/09/2017
Prefeito e secretário de Saúde participam do Dia D da vacinação para menores de 15 anos

O prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, participaram no último sábado (16 de setembro) do “Dia D de Mobilização Nacional”, ação da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e de Adolescentes menores de 15 anos de idade.

O chefe do Executivo e o gestor municipal da Saúde estiveram na sede da Vigilância Epidemiológica de Birigui, que fica no prédio do antigo pronto-socorro. Eles foram recebidos pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves, e demais profissionais que trabalharam na vacinação.

“O Dia D é uma força tarefa que visa diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. No período de 11 a 22 de setembro os pais ou responsáveis devem levar seus filhos menores de 15 anos até uma unidade de saúde para verificação da caderneta de vacinação”, explicou Mauricéia Gonçalves.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Birigui estão aplicando gratuitamente as vacinas. A cidade conta com dez UBSs, que atendem a população das 7 às 18 horas.

“É fundamental a apresentação da caderneta de vacinação, pois os profissionais de saúde avaliarão se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal”, salientou a diretora.

Segundo ela, somente com todas as doses as vacinas é possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. “Pedimos aos pais, mães e avós que levem as crianças até 15 anos até uma UBS, onde receberão todas as informações necessárias”, falou o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

“Parabéns aos profissionais envolvidos na campanha e também no Dia D. Observei um atendimento muito prestativo por parte dos profissionais da Saúde que atuaram na sede da Vigilância Epidemiológica de Birigui”, elogiou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo dados da Vigilância, do dia 11 de setembro até o dia 16 de setembro 1.447 crianças compareceram nas UBSs e Vigilância Epidemiológica de Birigui. Deste total, 1.159 doses das diversas vacinas oferecidas pelo SUS foram aplicadas.

Texto e fotos: Tiago Lotto