19/09/2017
Semana Nacional de Trânsito 2017: minicidade inflável da ViaRondon retorna à Birigui

A minicidade inflável, réplica de um município real, retornou ao ginásio de esportes da Escola Municipal Roberto Clark. Na manhã desta segunda-feira, dia 18, autoridades participaram da “abertura oficial” da minicidade, idealizada pela ViaRondon, responsável pela manutenção de 416,8 Km do Corredor Marechal Rondon Oeste.

Denominado “Projeto BR City”, a iniciativa pretende despertar junto aos estudantes de Birigui a curiosidade e o desejo de entender as regras e leis que orientam o trânsito dos municípios. A minicidade já esteve na escola Roberto Clark em abril deste ano. Desta vez, retorna para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.

As atividades em Birigui estão sendo desenvolvidas pelo Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) de Birigui e a pela Guarda Civil Municipal. Além da minicidade inflável, a semana conta com palestras, pedágio com distribuição de panfletos na praça Dr. Gama e campanha educativa de bafômetro nos bares da cidade.

O prefeito Cristiano Salmeirão, a primeira dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, o presidente da Câmara, Vadão da Farmácia, secretários e vereadores participaram da “abertura” da minicidade montada na escola Roberto Clark. As autoridades conduziram quadriciclos que compõe a minicidade, que reproduz o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos e prédios.

O tema da Semana é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que traz como mensagem principal a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro, estimulando a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes, conforme previsto na “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011/2020”.

A diretora do Deptrans, Melissa Sampaio Puertas, lembrou que embora a Semana Nacional de Trânsito comece apenas na próxima segunda-feira, as atividades alusivas à data estão sendo realizadas desde o dia 1º setembro e seguirão até o final deste mês. Alunos dos 5ª anos de 12 escolas municipais já participaram de palestras educativas ministradas pela ViaRondon.

CONCURSO

No dia 28 de setembro será realizada a premiação do 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito, promovido pelo Deptrans. Com o tema “O Trânsito é de Todos!”, o concurso é voltado para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública e particular do município. As escolas participantes deverão entregar os trabalhos até o dia 25.

Conforme Melissa, o objetivo principal do concurso é conscientizar os adolescentes sobre a importância da direção segura. Os estudantes, divididos em grupos com três integrantes, estão criando maquetes ilustrando a cidade perfeita, contendo as regras de trânsito, sinalização vertical e horizontal, semáforos e faixas de pedestres.

Os prêmios serão: três tablets para o 1º lugar, três smartphones para o 2º colocado e três Mp4 Player para o 3º lugar. As maquetes selecionadas pela comissão julgadora do concurso serão expostas no Paço Municipal (Praça James Mellor, s/nº – Centro) nos dias 28 e 29 de setembro, com visitação aberta ao público das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Texto: Tiago Lotto/Rafael Lopes

Fotos: Tiago Mariano