25/09/2017
Prefeitura de Birigui cria Comitê Emergencial para combater escorpiões

A Prefeitura de Birigui criou no último dia 20 de setembro de 2017 um Comitê Emergencial de combate aos escorpiões. A criação do Comitê foi um pedido do prefeito Cristiano Salmeirão e terá como principal atribuição promover ações de prevenção e limpeza pública, visando eliminar possíveis abrigos para escorpiões, principalmente nas unidades escolares mantidas pela administração.

Todo o trabalho do Comitê será realizado em conjunto com o Tiro de Guerra de Birigui (TG 02-008), que disponibilizará atiradores para ajudar nos trabalhos de limpeza e remoção de entulhos, sujeiras e objetos onde os animais podem ser encontrados.

Segundo o prefeito, a meta é fazer uma grande força-tarefa para realizar prevenções e buscar eliminar os escorpiões, que estão incomodando moradores em suas residências. “Nosso foco será, no primeiro momento, proteger as crianças que estudam nas escolas mantidas pela Prefeitura, visando, também, eliminar os escorpiões das residências”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o prefeito, o aumento de casos de acidentes por escorpiões na região fez com que a equipe de governo da Prefeitura de Birigui se mobilizasse para a criação do Comitê Emergencial. “É um Comitê Preventivo, que visa reforçar as ações que o CCVZ já faz no município”, frisou o chefe do Executivo.

AÇÕES QUE JÁ EXISTEM - O CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, executa durante todo o ano palestras educativas nas escolas, indústrias, comércios e clubes de serviços para alertar sobre os cuidados com escorpião. Além disso, a equipe do órgão realiza busca ativa em imóveis de moradores que encontram o animal peçonhento, estendendo as orientações sobre cuidados e eliminação de criadouros à vizinhança do quarteirão. Conforme a situação ambiental, o trabalho pode ser ampliado em até 200 metros da área pesquisada.

A espécie encontrada com mais frequência no município é o amarelo (Tityus serrulatus), considerado o mais venenoso. Esporadicamente aparece também o preto (Tityus bahiensis). A picada pode acarretar sérios riscos à saúde e até levar ao óbito, principalmente de crianças e idosos.

Um mutirão de limpeza já foi realizado pelo Comitê Emergencial. No último dia 23 de setembro duas unidades escolares mantidas pela Prefeitura receberam equipes: CEI Dionisia Miragaia Carmine (Jardim Clayton) e CEI Rotary (Vila Troncoso).


Comunicação Prefeitura

Assessoria de Imprensa

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000