25/09/2017
Vacinação Antirrábica: CCVZ imunizou 6.764 animais; área rural continua sendo visitada

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), imunizou 6.764 cães e gatos durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, que aconteceu em dois sábados seguidos em Birigui: dias 16 e 23 de setembro. Propriedades rurais continuam sendo visitadas por técnicos do CCVZ até a próxima sexta-feira, dia 29 de setembro. A vacina é oferecida gratuitamente.

De acordo com o CCVZ, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Em Birigui, o CCVZ montou 31 pontos fixos e outros seis pontos volantes para atender a população. Os postos foram montados em locais estratégicos da cidade, como em frente de escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em praças. O atendimento ocorreu nos dois sábados da campanha, das 8h às 16h.

PRESTANDO SERVIÇOS

Visando prestar serviços à população, segue abaixo informações úteis sobre cães e gatos.

*A partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva todos os anos;

*Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;

*Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;

*Nunca provoque um animal;

*Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;

*Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

*Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;

*Identifique o animal agressor e seu proprietário;

*Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;

*Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação no CCVZ;

CCVZ de Birigui: 3643-6233.