25/09/2017
Plantio de mudas encerrou a Semana da Árvore promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

O plantio de mudas nos bairros Jardim Costa Rica e Portal da Pérola 2 encerrou a Semana da Árvore, promovida de 16 a 24 de setembro pela Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado.

A Semana da Árvore da Prefeitura de Birigui contou com palestras, mesas redondas, exibição de filme, distribuição de mudas e plantio de árvores nativas.

No último sábado, dia 23 de setembro, houve distribuição de mudas e plantio ao redor do CEI (Centro de Educação Infantil) Ana Souto Trevisan, que fica na rua Eduardo Ibanhes, 366, Jardim Costa Rica. A ação começou às 9h e reuniu alunos, professores, servidores da unidade escolar e moradores do bairro.

Ainda no sábado, também às 9h, houve plantio de mudas de árvores nativas no Campus do Instituto Federal (rua Pedro Cavalo, 709, Portal 2). Os presentes no evento também puderam acompanhar a exibição do filme "O homem que plantava árvores".

DOMINGO - No domingo, dia 24, a programação contou com plantio em uma área verde do bairro Monte Líbano. A atividade contou com apoio da ONG AGA (Associação do Grupamento Ambientalista). Ambientalistas, amantes da natureza, voluntários, moradores próximos do local estiveram presentes na ação ambiental.

O plantio começou às 8h e ocorreu na rua Octacílio Camargo Fávero esquina com rua Dr. Demonstenes Guanais Pereira. O espaço conta com mudas já plantadas anteriormente, que receberam manutenção pelos participantes do evento.

“Nossa Semana da Árvore foi extremante produtiva. Tivemos atividades em diferentes regiões da cidade. Além das mudas que foram plantadas, o tema “árvore” foi amplamente debatido na sociedade. Agradecemos aos voluntários amigos que nos apoiaram nas ações realizadas”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão. Policia Ambiental, AGA, Lions, entre outras instituições e órgãos de classe ajudaram nas atividades.

Até mesmo o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou de várias ações. O chefe do Executivo plantou mudas de árvores nativas em alguns pontos do município e participou de um fórum que debateu a importância dos conselhos municipais de Meio Ambiente.

“Parabéns aos envolvidos nesta Semana da Árvore. Árvore é vida, as árvores trazem diversos benefícios para os seres vivos, além de ajudar na purificação do ar e na diminuição da temperatura ambiente, já que oferece sombras”, completou o prefeito.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Equipe da Secretaria de Meio Ambiente