25/09/2017
Prefeitura de Birigui e Tiro de Guerra fazem mutirão de limpeza contra o escorpião em duas creches

A Prefeitura de Birigui e o Tiro de Guerra realizaram, na manhã do último sábado (23 de setembro), o primeiro mutirão de limpeza contra o escorpião nos CEIs (Centros de Educação Infantil) Dionisia Miragaia Carmine, no bairro Jardim Clayton, e Rotary, na Vila Troncoso. Nenhum aracnídeo foi encontrado durante os trabalhos nas duas unidades.

A mobilização contou com a participação de 69 atiradores e de servidores das secretarias municipais de Serviços Públicos, Água e Esgoto e Educação. O prefeito Cristiano Salmeirão e os secretários Genilson Martins (Administração), Cleverson José de Souza, o Tody (Serviços Públicos) e Áurea Esteves Serra (Educação) acompanharam as ações.

“Nosso objetivo com essa grande força-tarefa é combater o escorpião, eliminando seus locais de alojamento e abrigo. Nosso foco, neste primeiro momento, é proteger as crianças que estudam nas escolas mantidas pela prefeitura contra o ataque dos animais”, afirmou Salmeirão. O mutirão continuará no próximo final de semana. As escolas visitadas ainda serão divulgadas.

Na ação de sábado, os voluntários vistoriaram as áreas externas das creches em busca de focos de escorpião e fizeram uma limpeza geral, como roçagem de mato, varredura de folhas secas e remoção de tijolos, pneus e pedras, que são usados pelos animais como esconderijos. Na sexta-feira passada, a prefeitura também limpou os prédios do Cemad, Saúde Mental e da escola Rotary.

COMITÊ

No último dia 20, a prefeitura criou o Comitê Emergencial de Combate aos Escorpiões, composto pelas secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Educação e Administração, além do Tiro de Guerra. A principal atribuição do comitê é promover ações de prevenção e limpeza pública, no primeiro momento, em todas as escolas municipais.

O combate ao escorpião é realizado constantemente pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) no município, com palestras educativas nas escolas, indústrias, comércios e clubes de serviços. O órgão também realiza busca ativa em imóveis onde o animal peçonhento é encontrado, estendendo as orientações sobre cuidados e eliminação de criadouros à vizinhança. Conforme a situação ambiental, o trabalho é ampliado em até 200 metros da área pesquisada.

Para evitar o aparecimento e afastar os riscos de acidentes por escorpião, a população precisa manter medidas diárias de prevenção, como evitar o acúmulo de folhas secas, entulhos de construção e lixo doméstico no quintal da casa, manter os terrenos baldios limpos, vedar frestas e buracos em paredes e usar telas em ralos do chão, pias e tanques.

Neste ano, até o dia 20 de setembro, foram registrados 162 acidentes com escorpiões em Birigui, sem mortes. De janeiro até setembro, o CCVZ contabilizou 325 notificações de escorpiões encontrados na cidade. Neste mesmo período, profissionais do órgão já vistoriaram 5.196 residências de setores onde os animais foram encontrados.

SERVIÇO

Ao encontrar escorpião o munícipe deve entrar em contato com o CCVZ para fazer a notificação. O órgão fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Em caso de picadas, a vítima deve procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde ou no Pronto Socorro. Informações: 3643-6233.

Texto e fotos: Rafael Lopes