A Prefeitura de Birigui e a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho iniciaram nesta segunda-feira (25) mais uma turma do Time do Emprego. Desta vez, o programa é voltado para pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e pelo Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua.
A segunda turma de 2017 do programa conta 15 inscritos, que terão aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, no Centro POP – rua Barão do Rio Branco, 6, Centro. O programa estadual Time do Emprego promove orientação profissional e reorientação de carreira com o objetivo de auxiliar a inserção ou retorno de maiores de 16 anos ao mercado de trabalho.
A administração municipal oferece o programa por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e de Assistência e Desenvolvimento Social. O programa está sendo ministrado pelos facilitadores Rafael Ribeiro, do Cras IV (Centro de Referência de Assistência Social), e Eric Bonini, do Centro POP.
ENTENDA
A metodologia do Time do Emprego consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. “Os participantes são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora estadual do programa, Sandra Império.
“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda – quando estão desempregados, com baixa auto estima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial”, completou a coordenadora.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Ribeiro e Eric Bonini
Foto: Divulgação
|