26/09/2017
Coleta Seletiva será feita em novos bairros e passará a atender 30% da população

A Prefeitura de Birigui informa que a partir desta quarta-feira, dia 27 de setembro, vai aumentar a quantidade de bairros que serão visitados para o recolhimento dos materiais que podem ser reciclados. A Coleta Seletiva de Birigui passará a atender 31 bairros, atingindo 30% da população.

“Todo o material reciclável não deve ser levado para o aterro sanitário. Com isso, o aterro ganha mais tempo de vida e podemos preservar o meio ambiente, além de aumentar a renda das pessoas que sobrevivem com a venda de matérias descartáveis”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

A Coleta Seletiva teve início em Birigui no dia 2 de agosto, em 13 bairros (confira relação dos bairros abaixo). A meta é aumentar a visitação nos bairros gradativamente. Em outubro 60% da população será atingida e em novembro a coleta será feita em 100% da cidade.

A ação faz parte do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos e, também, do Plano de Governo da gestão 2017-2020. “A Coleta Seletiva torna-se uma projeto sócio ambiental, pois envolve o meio ambiente e a valorização de pessoas. Sua implantação foi determinada logo quando o prefeito Cristiano Salmeirão assumiu o Executivo”, frisou o secretário de Meio Ambiente.

MATERIAIS - Papéis, plásticos, metais, vidros, papelão, garrafa PET, caixinha de leite, alumínio, entre outros devem ser separados do chamado lixo molhado (resto de frutas e comidas, lixo do banheiro, fraldas). O reciclável será levado para a cooperativa de catadores, reativada recentemente com apoio da Prefeitura Municipal.

Lembrando que a Coleta Seletiva em Birigui acontece em dois dias: quarta e quinta. De segunda, terça, sexta e sábado os caminhões de lixo recolhem o lixo tradicional (o que deve ser levado ao aterro sanitário).

BAIRROS – Abaixo, a relação dos 18 novos bairros que entram na lista da coleta seletiva do município a partir de 27 de setembro.

QUARTA-FEIRA – Vila Guanabara; Vila Xavier; Parque Nelson Calixto; Jardim Mavan; Jardim Tóquio; Jardim Costa Rica; Conjunto Magalhães; Vila Moimáz; São Genaro 2 e Sandro Piazzalunga.

QUINTA-FEIRA – Vila Brasil; São Genaro I; Vila Silvares; Jardim Aeroporto; Recanto dos Pássaros; Jardim América; Resitencial Otton e Aeropark.

OS 13 PRIMEIROS – Lembrando que os bairros abaixo continuarão sendo visitados nas quartas e quintas-feiras para o recolhimento do reciclável:

QUARTA – FEIRA: Distrito Industrial; Pedro Marin Berbel; Eurico Caetano; Parque das Árvores; Laluce I; Laluce 2; Vale do Sol; Monte Carlo; Nova Brasília; Conjunto Habitacional Maria Gabas Stábile; e Novo Jardim Stábile.

QUINTA – FEIRA: Thereza Maria Barbieri e Ivone Alves Palma (Ivoninha).

Tiago Lotto