27/09/2017
Prefeito e secretário de Meio Ambiente recebem associados da COPERTRABI

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, receberam na manhã desta quarta-feira, dia 27, membros associados da Cooperativa dos Trabalhadores de Birigui (COPERTRABI), que atuam com o recolhimento de materiais recicláveis das ruas.

“Como a Prefeitura de Birigui iniciou a coleta seletiva na cidade, o trabalho da COPERTRABI é fundamental. Estamos estudando uma parceria na atuação do recolhimento de materiais recicláveis, aqueles que não devem ser levado ao aterro sanitário”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Birigui.

A COPERTRABI está se estruturando para conquistar uma sede. Provisoriamente a cooperativa armazena o material recolhido em um barracão localizado na estrada municipal BGI 010, estrada que passa no fundo do bairro Portal da Pérola (800 metros após o fim do asfalto).

Estiveram com o prefeito os associados Aristides, Márcio, Pedro, Mário, Maria Cristina, Júlia, Jonas, Henry e Vandemir. “Precisamos de apoio da Prefeitura para dar continuidade ao trabalho de recolhimento dos materiais”, disse seu Aristides.

A cooperativa irá formalizar o pedido de apoio protocolando um requerimento com apontamentos daquilo que necessita para desenvolver o trabalho de recolhimento, separação, prensa e destinação dos diferentes materiais recicláveis.

“Nossa meta é ajudar. Vamos analisar a legalidade de formalizar esse apoio e oferecer aquilo que a Prefeitura tem condições. Esse trabalho feito pelos associados é fundamental para uma cidade mais limpa, organizado e sem focos de criadouros de mosquitos, principalmente da dengue”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Para o prefeito, o trabalho da COPERTRABI envolve variados setores da sociedade. “Social, pois é uma forma de renda para quem sobrevive com esse tipo de material; Educativo, pois cria consciência nas pessoas sobre a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco; Ambiental, pois limpa a cidade, preservando o meio ambiente; e Saúde, pois evita a proliferação de mosquitos, que procriam em objetos recicláveis descartados de forma incorreta”, completou o prefeito de Birigui.

Texto e fotos: Tiago Lotto