27/09/2017
SEDECTI lança o projeto “Invista em Birigui: cidade de DNA empreendedor”

O trabalho de divulgação das potencialidades da cidade de Birigui para investidores locais, nacionais e estrangeiros iniciado em janeiro pela atual administração municipal, por meio do Observatório de Inteligência Econômica da SEDECTI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) ganhou um novo aliado: o projeto “Invista em Birigui: cidade de DNA empreendedor”.

O objetivo do projeto é disponibilizar informações econômicas estratégicas que favoreçam a realização de investimentos na cidade. Para alcançar esse objetivo, o Observatório Econômico oferece informações sobre o potencial de consumo agregado e dividido por categorias da cidade de Birigui (As informações detalhadas estão na tabela ao lado).

Segundo o IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo) publicado pela empresa IPC Marketing Editora, o município se destaca no ranking estadual e nacional apresentando um potencial de consumo de R$ 3.058 bilhões de reais para o ano de 2017. Esse resultado coloca Birigui na 64º posição estadual e 208º posição nacional, tornando-se um elemento que potencializa a capacidade de desenvolvimento local. Dessa forma, os 120.692 mil habitantes da cidade (estimativa do IBGE para 2017) tem uma capacidade de consumo de R$ 3.058 bilhões.

Outro aspecto são os dados desagregados por categoria, detalhamento importante para o empreendedor decidir sobre os setores mais favoráveis para receber novos investimentos. Neste sentido, os dados apresentam a distribuição desse potencial de consumo em nove categorias, cujo destaque foi para alimentação no domicílio, manutenção do lar, artigos de limpeza, mobiliário, artigos do lar, eletrodomésticos e equipamentos que apresenta um potencial de consumo de R$ 1.342.061.402 bilhões de reais.

Destaca-se que essas informações detalhadas são importantes para nortear os investimentos de empreendedores que pretendem abrir ou ampliar seus negócios.

OBSERVATÓRIO - O projeto Observatório de Inteligência Econômica, desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, por meio da SEDECTI, é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade de Birigui.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica de Birigui.

Para mais informações, a SEDECTI atende pelos telefones (18) 3644-5118 ou 3641-6270.

Texto e imagem: SEDECTI