28/09/2017
Coletores de resíduos sólidos da Prefeitura passam por capacitação sobre coleta seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado de Birigui realizou na tarde desta quinta-feira (28 de setembro) uma capacitação para os coletores de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto sobre a coleta seletiva. O encontro aconteceu no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto.

A capacitação foi ministrada pelo secretário de Meio Ambiente, Juliano Salomão, e pelo diretor do Departamento de Licenciamento e Passivos Ambientais, Rafael Polizel. Os benefícios da coleta seletiva, como proceder a coleta, quais os materiais que devem ser coletados e como orientar os munícipes foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

A coleta de materiais recicláveis no município teve início em agosto em 13 bairros. Nesta quarta-feira (27) foi iniciada a segunda fase do projeto em 18 bairros, aumentando para 30% o número de bairros com o serviço. Outras duas fases serão implantadas, uma em outubro e outra em novembro para que 100% da cidade tenha a coleta seletiva. Os materias recicláveis devem ser depositados nas calçadas em sacos plásticos, separados dos materiais orgânicos, na noite anterior ou até as 7h do dia da coleta.

Veja abaixo, a relação dos bairros onde há coleta seletiva:

Quartas-feiras – Vila Guanabara, Vila Xavier, Parque Nelson Calixto, Jardim Mavan, Jardim Tóquio, Jardim Costa Rica, Conjunto Magalhães, Vila Moimaz, São Genaro 2, Sandro Piazzalunga, Distrito Industrial, Pedro Marin Berbel, Eurico Caetano, Parque das Árvores, Laluce 1 e 2, Vale do Sol, Monte Carlo, Nova Brasília, Conjunto Maria Gabas Stábile e Novo Jardim Stábile.

Quintas-feiras – Vila Brasil, São Genaro 1, Vila Silvares, Jardim Aeroporto, Recanto dos Pássaros, Jardim América, Residencial Otton, Aeropark, Thereza Maria Barbieri e Ivone Alves Palma.

Texto e foto: Rafael Lopes