29/09/2017
Secretaria de Educação promove capacitação para manipuladores de alimentos

A Prefeitura de Birigui produz diariamente quase 19 mil refeições por dia, que são oferecidas nas unidades escolares mantidas pela administração. Visando capacitar os profissionais manipuladores de alimentos, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um treinamento na manhã desta sexta-feira, dia 29 de setembro. A capacitação, com aulas teóricas e práticas, ocorreu na EE Prof. Stélio Machado Loureiro.

Os trabalhos da atividade foram abertos pela secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, e pelo diretor de departamento da Central Municipal de Alimentação Escolar, Fernando Abrahão. A capacitação aos manipuladores de alimentos foi ministrada pelas nutricionistas da Cozinha Piloto, local onde são produzidas as refeições para os alunos atendidos nas unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui.

Segundo a secretária Áurea, temas relacionados a higiene pessoal, limpeza de alimentos, higiene do ambiente, segurança no trabalho e legislação do setor foram passados aos 100 participantes do treinamento.

“A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Educação, via Cozinha Piloto, produz diariamente 16.000 refeições para as escolas e 2.700 para as creches, além da produção de 16.000 pães. É um setor importantíssimo da estrutura educacional da gestão e esse treinamento é fundamental”, destacou a secretária municipal de Educação.

Além dos manipuladores de alimentos, a capacitação contou com o apoio de diretores, coordenadores e funcionários de várias unidades escolares. Após a conclusão do curso, cada unidade escolar recebeu uma cartilha com a Resolução 216/2004, que trata das Boas Práticas para Serviços de Alimentação, produzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Mariano