02/10/2017
Mutirão de limpeza contra escorpiões ocorreu nos bairros Colinas e Jardim Ipanema

A Prefeitura de Birigui promoveu no último sábado, dia 30 de setembro, o segundo mutirão de limpeza que visa combater escorpiões e seus possíveis locais de abrigo. Ação foi coordenada pelo Comitê Emergencial de Combate aos Escorpiões, composto pelas secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Educação, Administração e Gabinete, além do Tiro de Guerra. O Comitê foi criado no último dia 20 de setembro.

Servidores municipais atuaram na manhã de sábado em duas unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui: CEI Bella Clark Soares (Jardim Ipanema) e no CEI Pulcina Moutinho Gonçalves (Colinas).

A principal atribuição do comitê é promover ações de prevenção e limpeza pública. Foram agendados mutirões de limpeza em todas as unidades de ensino da Prefeitura, além de praças, terrenos e demais pontos onde possam existir abrigos para escorpiões. Os mutirões serão realizados aos sábados, podendo, também, ocorrer durante a semana.

CCVZ – O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ) tem papel importante no Comitê. Profissionais do setor promovem palestras e orientações em escolas, órgãos públicos, órgãos de classe e demais entidades do município. Além da orientação, o Centro também atua na limpeza, visitação aos imóveis e monitoramento dos locais onde o animal é encontrado.

Além das duas escolas visitadas no último final de semana, o Comitê já promoveu mutirões de limpeza nas escolas Dionisia Miragaia Carmine (Jardim Clayton) e Rotary (Vila Troncoso). As próximas unidades escolares que serão visitadas serão definidas em reunião do Comitê, que deverá ocorrer nos próximos dias.

“O papel do Comitê é muito importante. Temos que estar atentos aos problemas causados com o aparecimento de escorpiões”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Mariano