02/10/2017
Aprenda a Exportar: dicas da Sedecti – conheça a Vitrine do Exportador, iniciativa do governo federal

Para auxiliar as empresas do município interessadas na conquista do mercado internacional por meio das exportações, a Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) de Birigui criou o projeto “Aprenda a Exportar: Dicas da Sedecti”.

O objetivo do projeto, em sua primeira etapa, é disseminar informações de qualidade sobre instrumentos e ferramentas de apoio ao exportador, em especial, para micro e pequenas empresas, disponíveis em sites oficias (governo) e de instituições diversas para ampliar a base exportadora da cidade que atualmente é composta por 37 empresas.

O aumento das exportações gera benefícios para empresas, governo (municipal, estadual e federal), cidade e seus moradores. O incremento das exportações impulsiona o desenvolvimento local, ampliando a empregabilidade na empresa exportadora e nos elos da cadeia produtiva, cuja renda gerada espraia-se para os setores do comércio e do serviço beneficiando todo o município.

Outro aspecto positivo é a entrada de divisas (moeda estrangeira) no país. Além disso, a empresa se beneficia, pois amplia seu mercado de atuação reduzindo a dependência do mercado interno, melhora sua produtividade, a qualidade de seus produtos e reduz sua carga tributária devido aos incentivos fiscais.

O projeto pretende apresentar entre os instrumentos e as ferramentas de apoio ao exportador a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção a Exportação e Investimentos); o site Investe e Exporta Brasil; a Vitrine do Exportador; o site Aprendendo a Exportar; o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços); o Exporta Fácil Correios; o Passaporte para o mundo; o Ministério das Relações Exteriores; o site N Feiras, entre outros.

VITRINE DO EXPORTADOR

Neste primeiro informativo apresentamos a VITRINE DO EXPORTADOR – www.vitrinedoexportador.gov.br

Segundo informações retiradas do site, “a Vitrine do Exportador (VE) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de divulgar na web as empresas brasileiras e seus produtos e serviços no mercado internacional. Atualmente, participam da VE cerca de 3.500 empresas de bens e cerca de 9 mil exportadores de serviços, cuja base de dados é atualizada mensalmente por meio da inclusão automática de novos exportadores que realizaram operações no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (Siscoserv)”.

Ainda de acordo com informações do site, entre os serviços disponíveis na Vitrine Virtual o principal destaque é a possibilidade das empresas participantes customizarem suas páginas nos idiomas português, inglês e espanhol, além de poderem inserir textos de apresentação, informações comerciais, imagens diversas, vídeos, geolocalização, os principais produtos e regiões de destino.

Dessa forma, os importadores estrangeiros interessados em fazer negócios podem acessar a Vitrine do Exportador e enviar propostas diretamente às empresas participantes por meio de formulário existente na vitrine virtual. Destaca-se que todos os serviços disponibilizados pela VE são gratuitos. Para participar, as empresas que ainda não exportam podem solicitar adesão à VE acessando o site e enviando o formulário disponível em “Potencial Exportador - solicite adesão”, localizado na página principal. Empresas exportadoras que tenham interesse em participar da VE devem enviar mensagem pelo “Comex Responde”.

No próximo informativo, apresentaremos o site “Investe e Exporta Brasil”, uma ferramenta importante, em especial, para empresas que nunca realizaram vendas no mercado internacional. Para mais informações, a Sedecti atende pelos telefones (18) 3644-5118 ou 3641-6270.

Texto e arte: Sedecti