03/10/2017
Birigui participa da Assinatura do Protocolo de Intenções entre ANAMMA e SFB

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, participou nesta terça-feira, dia 3 de outubro, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que tem por objetivo a divulgação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o planejamento municipal.

Juliano Salomão representou o prefeito Cristiano Salmeirão no ato, que ocorreu em São Paulo, no Auditório Augusto Ruschi - CETESB/SMA. O CAR é um instrumento previsto no atual Código Florestal Federal (Lei 12. 651 de 2012) e tem sido objeto de estratégias institucionais nos governos estaduais brasileiros.

A ANAMMA busca através da parceria com o SFB, divulgar os dados do CAR de cada município para que os mesmos possam servir de base para tomada de decisões no planejamento municipal.

“Com dados do CAR, Birigui foi selecionado em conjunto pela ANAMMA e SFB para subsidiar futuras discussões estratégicas sobre o planejamento territorial, alinhado a ações de restauração, conservação e regularização de propriedades, em atendimento a dispositivos do Código Florestal, Lei 12.651/2012”, comentou Juliano Salomão.

De acordo com o secretário, o evento em São Paulo teve a finalidade de levar ao conhecimento dos municípios informações como subsídios para o planejamento territorial estratégico local.

Segundo o presidente da Anamma, Rogério Menezes, o fortalecimento dos órgãos gestores municipais de meio ambiente, se faz com tecnologia, uso das informações disponíveis e o trabalho articulado entre os órgãos ambientais locais, Estaduais e Federais.

Tiago Lotto