05/10/2017
Prefeitura participa do culto em comemoração aos 99 anos do Instituto Noroeste de Birigui

A Prefeitura Municipal esteve presente no culto de comemoração dos 99 anos do Instituto Noroeste de Birigui. Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, dia 5 de outubro, o prefeito Cristiano Salmeirão foi representado pelo secretário municipal de Gabinete, José Manoel Sanchez, que fez parte da Mesa Diretora do culto.

O secretário municipal foi recebido pelo Diretor Pedagógico do Instituto Noroeste, Abraão Carneiro Ferreira, e pelos demais profissionais da unidade escolar, uma das mais antigas e tradicionais da região. O corregedor Geral da Guarda Civil Municipal, Glaysson Rogério Rodrigues, também participou do evento.

Usando a palavra, o secretário José Manoel destacou a importância do Noroeste para o município. “Birigui completa em dezembro deste ano 106 anos. O Instituto Noroeste completou 99 anos de existente, ou seja, a instituição de ensino faz parte da história da cidade, colaborando com seu progresso. Personalidades de destaque no cenário nacional já passaram pelas cadeiras do Noroeste, que está consolidado como uma escola completa, atuante na formação de cidadãos ativos, críticos, participativos, éticos e justos”, falou o secretário municipal de Gabinete.

CONHEÇA a história do Noroeste

No dia 11 de outubro de 1916 chegou a Birigui o Rev. Cyrus Basset Dawsey, trazendo consigo a família e os propósitos de desenvolver sua atividade missionária como pastor metodista, semeando o surgimento de uma igreja local na cidade.

Além disso, era também seu propósito adotar as providências necessárias para a fundação daquela que seria a primeira escola metodista da região noroeste do estado de São Paulo. Ao fundar a escola, em 1918, o Reverendo Cyrus nomeou de imediato sua primeira diretora, a educadora metodista Áurea de Campos Gonçalves.

O Reverendo Dawsey foi um dos grandes benfeitores de Birigui. Sua dedicação ao povo era visível em variadas ações, tanto na colaboração para o progresso da cidade como também no trabalho incansável dos problemas que surgiam, como, por exemplo, quando lutou para debelar a gripe espanhola de 1918.

A inauguração do templo da Igreja Metodista em Birigui, em 1922, foi mais um dos fatos marcantes testemunhados por Cyrus Dawsey na cidade. Participante ativo do desenvolvimento da cidade e da região, o pastor e educador contribuiu imensamente para a formação de diversas gerações de cidadãos e cidadãs conscientes de seu compromisso com a transformação da sociedade brasileira.

Várias foram as gerações que se diplomaram no Instituto Noroeste. Ilustres personalidades que ocuparam os bancos do Instituto Noroeste, foram destaques na economia, na política, na religião, na cultura e nas artes, tanto nos cenários nacionais, como internacionais. Estes, hoje, carregam consigo valores éticos, compromissados com a cidadania, cientes de seu papel na transformação positiva da sociedade.

O projeto educacional do Instituto Noroeste de Birigui sempre esteve voltado para o desenvolvimento de uma formação integral do ser humano. Educar na e para a cidadania foi a fórmula que o Noroeste descobriu para melhorar o presente e formar os cidadãos do futuro. Assim, sua missão sempre foi oferecer uma formação educacional mais bem qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas e desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com uma prática libertadora, segundo a missão de Jesus Cristo.

Texto e fotos: Tiago Lotto