05/10/2017
Prefeitura promove capacitação sobre dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela

A Prefeitura de Birigui, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, com apoio do Grupo de Vigilância Epidemiológica XI de Araçatuba, órgão do Estado de São Paulo, promoveu nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, uma capacitação dos profissionais de saúde, profissionais da atenção básica, rede ambulatorial e hospitalar, além de profissionais de instituições públicas e privadas de Birigui e região.

O evento ocorreu no Teatro Popular do Sesi Birigui, com o tema “Desafios no manejo clínico das arboviroses e suas complicações/Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Febre amarela, Microcefalia e Guilain-barré”.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, o objetivo do evento foi capacitar os profissionais de Saúde, ampliando o conhecimento e contribuindo para um atendimento de qualidade.

Além do secretário de Birigui, a Mesa Diretora que abriu o evento contou com a presença da diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Lucelena Monteiro Ramos Araújo, da diretora do Departamento Vigilância Epidemiológica de Birigui, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, da diretora da SUCEN de Araçatuba, Clelia Moreira Martinelli, além da representante do Instituto Adolf Lutz, Eliana Bravo Calemes.

Antes das palestras, a capacitação contou com café da manhã e apresentação musical do tenor biriguiense Rafael Zago.

O tema 1 discutiu “A situação epidemiológica para arboviroses no Estado de São Paulo”, ministrado pela enfermeira Millene Ura Santos Dias, interlocutora das arboviroses do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba.

A segunda palestra do encontro debateu o tema “Os desafios no manejo clínico da dengue e chikungunya”, com o médico infectologista Igor Barcellos Precinotti.

O tema “Zika vírus e possíveis complicações: microcefalia e síndrome de guilan-barré” também foi tema de palestra do infectologista Igor Precinotti.

Os organizadores do evento disseram que os objetivos foram atingidos e que novos encontros poderão ocorrer, visando um intercâmbio e qualificação dos profissionais que atuam no setor.

Texto e fotos: Tiago Lotto