09/10/2017
Prefeito, secretários e vereadores prestigiam o lançamento do Outubro Rosa em Birigui

O prefeito Cristiano Salmeirão, a primeira dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, e cinco vereadores do município prestigiaram o lançamento do Outubro Rosa em Birigui.

Na manhã do último sábado, dia 7, em evento realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher (prédio do antigo pronto-socorro), a Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde ofereceram um café da manhã com apresentação musical, sorteio de brindes e realização de exames, entre eles teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

“Juntamente com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui - Rede Assistencial de Saúde de Birigui iniciamos o Outubro Rosa na cidade. Teremos variadas atividades sobre este importante tema: o câncer de mama”, falou o secretário de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca. A programação está disponível abaixo.

Usando a palavra, o prefeito lembrou que o Outubro Rosa é um movimento mundial que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “Obrigado pela presença de todas. A Prefeitura está fazendo tudo o que está ao seu alcance para melhor atender a população”, frisou Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo anunciou que o prédio onde atende o Ambulatório de Saúde da Mulher vai contar com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e com um Ambulatório Pediátrico. O CEO, que atende na Travessa Padre Feijó, 72, Centro, será transferido dia 25 de outubro para o prédio do antigo pronto-socorro. Já o espaço para atender crianças e adolescentes está recebendo melhorias e reparos para sediar o Ambulatório Pediátrico.

As mulheres presentes no evento acompanharam a palestra “Prevenção do câncer de mama”, proferida pela palestrante Elaine Cristina da Silva. Prestigiaram a ação o presidente da Câmara, vereador Vadão da Farmácia, e os vereadores Lendro Moreira, Paquinha, César Pantarotto e Odair da Monza. "A campanha Outubro Rosa ocorre em outubro, porém os cuidados devem ser tomados o ano todo. É importante que as mulheres fiquem atentas e procurem as UBSs", citou Vadão da Farmácia.

ATIVIDADES

São várias as atividades do Outubro Rosa. Durante o mês, os setores envolvidos no movimento estarão divulgando as ações que serão realizadas. O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) já agendou várias palestras com o tema “Prevenção do câncer de mama”. As ações serão realizadas em UBSs (Unidade Básica de Saúde) e ponde de grande concentração de pessoas. Nesta segunda-feira, dia 9, haverá palestra na UBS 1 (confira agenda abaixo).

Segue, abaixo, datas, horários e locais das palestras.

NASF 1

09/10 - Palestra UBS 01 - Cidade Jardim às 8h e 14h