09/10/2017
Festa das Nações movimentou o Parque do Povo; visitantes elogiaram o evento da Prefeitura

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em parceria com entidades e clubes de serviços do município, promoveu no último final de semana (dias 6 e 7) sua 1ª Festa das Nações, que aconteceu no Parque do Povo.

Comidas típicas de diferentes países, atrações artísticas e apresentações musicais marcaram a agenda cultural do evento, que teve como parceiros os Rotarys Clubs (de Birigui, 19 de Abril e Cidade Pérola), as Lojas Maçônicas (7 de Dezembro, Pérola, Paz e Progresso e Luz e Liberdade), Lions Club; Capítulo Trioeste; Arco-Íris; Santa Casa e Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

A festa teve como objetivo lembrar o Dia Mundial do Turismo (comemorado no último dia 27 de setembro) e difundir as diversas culturas presentes no município, por meio de seus costumes, suas artes e culinárias, além de promover as entidades locais.

Foram comercializadas comidas típicas do Brasil (das regiões norte, nordeste, sudeste e sul), Itália, Japão, Países Árabes, México, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. Houve, também, barracas de bebidas, sorvete e jogo de pescaria.

A renda arrecadada em cada barraca será revertida a programas desenvolvidos ou patrocinados pelas instituições parceiras. Serão beneficiados o Abrigo Vó Tereza, Bombeiro Mirim, IPIS, Apae, Santa Casa, Fundação Rotaria, Centro de Apoio à Pacientes com Câncer, além dos projetos Boa Visão do Lions Internacional, Empreendedor Mirim e da casa de apoio do Hospital do Câncer de Barretos que está em fase de construção.

A Banda Pra Quinteto Falta Um se apresentou na sexta e no sábado. No sábado também teve shows com a Corporação Musical Maestro Antonio Passarelli e com a Banda Frango da Malásia. O evento contou com exposição de carros antigos.

O casal Sandra e Benedito, moradores de Birigui, elogiaram a festa. “Participamos dos dois dias e gostamos bastante. Várias barracas, várias apresentações musicais. Foi uma festa muito gostosa”, falou Sandra.

Fernando e Jéssica são de Araçatuba e vieram para conhecer a Festa das Nações. “Foi um passeio muito agradável. Experimentamos vários pratos típicos e observamos um clima familiar no local do evento”, comentou Fernando.

O prefeito Cristiano Salmeirão, o vice-prefeito Carlito Vendrame, vários secretários municipais e vários vereadores prestigiaram a festa. O chefe do Executivo visitou as barracas montadas no Parque do Povo e agradeceu o apoio dos parceiros envolvidos no evento.

Texto e fotos: Tiago Lotto