10/10/2017
4º Festival Literário de Birigui acontece de 15 a 22 com intensa programação de incentivo à leitura

O Flibi (Festival Literário de Birigui) acontece de 15 a 22 de outubro. Em sua quarta edição, o festival contará com 50 atividades, inteiramente gratuitas, celebrando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A realização do evento é da Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Durante os oito dias do Flibi haverá doação de livros, encontros com escritores, mesas literárias, contações de histórias, shows, intervenções urbanas, workshops, oficinas, palestras, espetáculos e saraus. Há programação para todas as idades. O objetivo é estimular, incentivar e promover a leitura e o acesso à informação da população de Birigui e região.

“O Flibi trata a literatura dentro das suas diferentes vertentes artísticas, estimulando ao público o fazer literário, bem como pelo encantamento, nos fazendo viajar pelo campo fértil da imaginação. Além disso, o festival busca valorizar os escritores locais, produções independentes e institucionais”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla.

ESCRITORES

Dentre os escritores confirmados estão: Ignácio de Loyola Brandão, Fernanda Young, Ademir Assunção, Rodrigo Ciríaco, Alex dias, Gabriel Soares, Renato Alves, Matheus Arcaro, Marcos Paulo Telles, entre outros. O encerramento do Flibi será com os cantores Luciana Mello e Jair Oliveira, no show “Tributo a Jair Rodrigues”.

As atrações do Flibi acontecerão em diversos horários e locais da cidade, tendo como protagonista a Biblioteca Municipal. Entre os espaços que sediarão as atividades estão ainda a praça Dr. Gama, Estação das Artes Giovani Machado, Sesi, Moscoffe & Moscou Livraria, Ânima Galeria Cultural, Associação dos Artesãos de A a Z, escolas municipais e estaduais, entre outros.

Conforme o produtor-executivo do Flibi, Paulo Bernardes, o festival se reinventa e se consolida como uma das mais importantes políticas públicas de literatura da região. “Por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), empresas locais e apoio de instituições, apresentamos um Flibi de destaque, no qual a população terá acesso a uma grande diversidade de autores e atividades”.

O 4º Flibi tem o apoio do Sesc, SP Leituras, SisEB, APAA, Poiesis, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Sesi, Pontos MIS, Museu da Imagem e do Som, Hotel Ibis Styles, Sescoop/SP, Unimed, Sicredi, Coeb, Léia Abreu, All’s Well, Cultura FM, Sameka e Metalpama. Conta ainda com o patrocínio do Supermercado Rondon e Guaraná Paulistinha.

SERVIÇO

A programação completa do festival pode ser acompanhada no site oficial da Prefeitura (www.birigui.sp.gov.br), no site do Flibi (www.flibi.com.br) ou na página especial do festival literário no Facebook (www.facebook.com/flibi.birigui). Mais Informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3638-2109 ou 3644-9677.

Texto: Rafael Lopes