10/10/2017
Plano de Ações Articuladas: Prefeitura de Birigui participa de evento na cidade de Lins

A secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, as assessoras técnicas Naiara de Paula Marques Stábile e Rosimeire de Oliveira Soares, e a diretora do Departamento de Habitação e Urbanismo, Thiemy Barbieri, participaram no último dia 3 de outubro de uma palestra na cidade de Lins sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR obras, equipamentos, mobiliários e prestação de contas e, também foram atendidas pela equipe da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP).

A ação foi organizada pela Prefeitura de Lins, Câmara Municipal e pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A palestra sobre o PAR foi ministrada pelo diretor da DIGAP, Dr. Leandro Damy, e a palestra sobre Prestação de Contas, pelo chefe da Prestação de Contas do FNDE, Getúlio Finelon Rocha Filho.

Após as palestras, os municípios tiveram atendimentos individuais. O evento reuniu o prefeito de Lins, Edgar de Souza, o vice-prefeito Carlinhos Daher, o presidente da Câmara, Rogério Barros, a Secretária Municipal de Educação de Lins, Denise Jorge Magnoler, a Dirigente Regional de Ensino, Adriana Guarizo e secretários de educação e seus respectivos assessores técnicos da região oeste do Estado de São Paulo.

Na oportunidade, prefeitos e representantes de diversas cidades da região foram atendidos pelo diretor do DIGAP. Desde 1º de setembro de 2017 o Simec está liberado para a fase de planejamento do PAR 2016-2019.

Estados e municípios poderão apresentar suas demandas educacionais, com base no diagnóstico realizado, e construir seus Planos de Trabalhos para o período. Para ter acesso à nova fase, é necessário que o diagnóstico tenha sido concluído. Já para enviar o plano para análise do FNDE, o ente federado não pode ter pendências nas pactuações de Termos de Compromisso de Obras, bem como na prestação de contas, PNE, Siope, Habilita e no CACS Fundeb. Na primeira foto deste texto, as secretárias de Educação das cidades de Birigui, Clementina (Leontina), Barbosa (Silvânia), Bilac (Sandra), Piacatu (Neusa) e Coroados (Denise).

Fotos: Secretaria de Educação