10/10/2017
EM Dirce Spínola Najas: almanaque produzido por alunos incentiva leitura e produção textual

É praticamente uma unanimidade entre professores, pesquisadores e profissionais da educação de que os benefícios de estimular a criança a criar um hábito de leitura desde cedo impactam no seu desenvolvimento de tal forma que pela vida inteira ela vai colher os frutos dessa semente.

Entendendo ser fundamental criar ações e ferramentas que busquem estimular a criança a pegar gosto pela leitura, a Escola Municipal (EM) Profª Dirce Spínola Najas criou o projeto “Ler também é diversão”, que engloba alunos do pré 1 ao 5º ano (crianças de 4 aos 11 anos). O projeto está sendo desenvolvido desde 2008 na unidade de ensino da Prefeitura de Birigui.

“É fundamental que os professores e os pais busquem estimular a criança a pegar gosto pela leitura. O que é completamente diferente de tornar isso uma obrigação para elas. O gosto pela leitura traz ótimos resultados na educação infantil, além de estimular a prática da produção textual”, falou uma das coordenadoras da escola, Rosemeire Francisco da Silva.

De acordo com os envolvidos no projeto, o desenvolvimento escolar é sensivelmente beneficiado quando o aluno tem o hábito de ler com certa frequência. Sejam livros adaptados para a sua idade ou histórias curiosas e leves.

Segundo a diretora Elaine Ferreira dos Santos, o “Ler também é diversão” é o principal projeto da escola e, além de incentivar o gosto pela leitura, desperta nos alunos a vontade de escrever, desenhar e produzir material para o almanaque da escola, produzido anualmente com apoio de voluntários da comunidade.

Denominado Almanaque EM Dirce Spínola Najas, o livreto traz palavras cruzadas, dicas de boa alimentação, curiosidades e informações do município, orientações sobre dengue, vacinação, cuidados com escorpiões, atividades da escola, dicas esportivas, entre outros.

“A comunidade é parceira na produção do almanaque. Lojas, empresas e voluntários amigos colaboram para que o impresso seja entregue para todos os alunos da escola. Também entregamos um exemplar para cada colaborador e um exemplar para cada unidade de ensino mantida pela Prefeitura de Birigui”, falou a diretora Elaine Ferreira dos Santos.

No último dia 5 de outubro a secretária municipal de Educação visitou a escola e recebeu dos envolvidos o Almanaque 2017. A primeira edição foi produzida em 2016.

“As crianças trabalham diferentes gêneros textuais para expor no almanaque. Estamos estimulando o habito da leitura de uma maneira divertida, além de enaltecer a importância da leitura”, disse a também coordenadora Rosimeire Rosa da Silva.

FLIBI – Durante o Festival Literário de Birigui, que será realizado de 15 a 22 de outubro, o Almanaque EM Dirce Spínola Najas 2017 estará exposto na Praça Dr. Gama para conhecimento do público. O local contará com tentas literárias e mostrará as atividades desenvolvidas pela unidade de ensino da Prefeitura de Birigui.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: EM Dirce Spínola