11/10/2017
Premiação do 1º Concurso Flibi de Poesia acontece no dia 16 de outubro na Biblioteca Municipal

Uma das novidades desta edição do Flibi (Festival Literário de Birigui) é o 1º Concurso Flibi de Poesia, voltado aos alunos dos 4º anos das escolas municipais e dos 6º anos das escolas estaduais do município. A apresentação das dez poesias finalistas e a premiação das vencedoras de cada ano escolar acontecerá no dia 16 de outubro, às 19h, na Biblioteca Municipal.

O concurso ocorreu em quatro fases. A primeira foi em setembro, com a produção das poesias nas escolas. O tema escolhido foi “Memórias: Birigui e seus encantos”. As duas etapas seguintes foram de envio dos textos para a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino, e a seleção das dez poesias finalistas.

A quarta e última fase será a cerimônia de premiação. Os autores das dez poesias finalistas farão a leitura/apresentação dos seus textos para uma banca julgadora, composta por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino de Birigui.

As poesias serão avaliadas levando-se em consideração os seguintes critérios: atendimento ao tema; atendimento ao gênero textual; criatividade; originalidade e aspectos linguísticos. Os vencedores em cada uma das modalidades do 1º Concurso Flibi de Poesia (municipal – 4º ano e estadual – 6º ano) ganharão um kit de livros e um tablet.

O Flibi acontece até o dia 22 de outubro com atividades culturais de incentivo à leitura, inteiramente gratuita. A programação é voltada para todas as faixas etárias, tendo como objetivo estimular, incentivar e promover a leitura e o acesso à informação. A realização do evento é da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Texto: Rafael Lopes