11/10/2017
Flibi 2017: escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão ministra palestra magna na segunda-feira

Uma das principais atrações da 4ª edição do Flibi (Festival Literário de Birigui) está marcada para a próxima segunda-feira (16 de outubro). O escritor e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, Ignácio de Loyola Brandão, estará a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal, para uma palestra magna. Antes, às 19h, haverá a abertura oficial do festival, com a presença de autoridades.

Brandão é um contista, romancista e jornalista brasileiro. Possui uma vasta produção literária, entre romances, coletâneas de contos e crônicas, memórias, livros de viagem e infantojuvenis, tendo sido traduzido para diversas línguas. Em 2008, o escritor ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Livro do Ano Ficção pelo livro “O Menino que Vendia Palavras”.

Palestra com Matheus Arcaro

O Flibi recebe também nesta segunda-feira um bate-papo com o escritor e artista plástico ribeirão-pretano Matheus Arcaro, a partir das 9h, na Biblioteca Municipal. Ele mostrará em qual medida a literatura tornou-se uma espécie de porta-voz da condição humana justamente por não se pretender verdadeira.

Workshop teatral

Às 9h, na Estação das Artes Giovani Machado (prédio da Secretaria de Cultura e Turismo), em frente a praça Raul Cardoso, haverá o workshop de Iniciação Teatral com o ator Rafael Moura. O workshop oportunizará vivências na atividade teatral, sensibilizando os participantes artisticamente, a partir do interesse pela leitura e incentivo à criação.

Oficina Artesanato com Literatura

A Associação dos Artesãos de Birigui de A a Z promove, a partir das 10h, a oficina Artesanato com Literatura. Na oficina, artesãos do município criarão um espaço de reflexão a partir de textos de escritores brasileiros, facilitando a sua reprodução por meio do artesanato. A atividade acontecerá na Casa do Artesão, na rua Nilo Peçanha, 540-A, Centro.

Espetáculo Mania de Explicação

As palavras acompanhadas de interrogações são o cenário da vida da curiosa Isabel, que mistura drama e comédia em todas as Isabeis que existem dentro dela. Este é um trecho do enredo do espetáculo “Mania de Explicação”, que será apresentado às 14h, na Léia Abreu Escola de Dança e Teatro. O espetáculo é baseado no livro Mania de Explicação, de Adriana Falcão.

Oficina com Djalma França

Já às 19h, o ator Djalma França comanda a oficina “A Construção da Personagem”, na Estação das Artes Giovani Machado. Pensando na rápida evolução da prática teatral contemporânea, a oficina oferecerá um treinamento que ajude o ator na elaboração de personagens marcantes, levando veracidade, seja nos palcos ou nas telas.

Texto: Rafael Lopes