16/10/2017
“A literatura tem condições de ser porta-voz da condição humana”, diz escritor Matheus Arcaro

O escritor e artista plástico ribeirão-pretano Matheus Arcaro ministrou palestra na manhã desta segunda-feira (16 de outubro), no segundo dia do Flibi (Festival Literário de Birigui). Para um público formado por adolescentes e adultos, ele mostrou em que medida a literatura tornou-se uma espécie de porta-voz da condição humana.

Ao longo dos séculos, a busca pela Verdade foi um esforço hercúleo da tradição filosófica. Contudo, na passagem do século XIX para o século XX, os alicerces da verdade foram corroídos por questões teóricas e práticas. A partir de então, a arte (sobretudo a literatura) ganhou protagonismo sobre as questões humanas.

Ao fundamentar a sua ideia com pensamentos de escritores como Antonio Candido, Roland Barthes e Ernesto Sabato, entre outros, Arcaro disse que a literatura tem a capacidade de mostrar uma face de nós mesmos. “Na minha hipótese, só a literatura é capaz de falar com propriedade sob a condição humana”, afirmou.

SOBRE O AUTOR

Mestrando em filosofia contemporânea pela Unicamp, Matheus Arcaro é pós-graduado em História da Arte e graduado em Filosofia e também em Comunicação Social. É professor, artista plástico e escritor, autor do romance "O lado imóvel do tempo" e do livro de contos "Violeta velha e outras flores". Ainda neste mês ele lança sua terceira obra, “Amortalha”.

Texto e fotos: Rafael Lopes