16/10/2017
Mesa literária e espetáculo poético-musical estão na grade desta terça do Festival Literário de Birigui

A programação desta terça-feira (17 de outubro) da 4ª edição do Flibi (Festival Literário de Birigui) está repleta de atividades gratuitas, entre elas, uma mesa literária com dois escritores, contações de histórias e um espetáculo poético-musical. O festival, que segue até o próximo domingo, é uma realização da Prefeitura de Birigui e o Governo do Estado de São Paulo.

O escritor biriguiense Gabriel Soares e o autor da capital paulista Renato Alves participam da mesa literária no qual farão uma reflexão sobre a produção literária no Brasil. A mediação será da locutora e jornalista de Araçatuba Lilian Flores. O encontro será a partir das 19h na Biblioteca Municipal, com entrada gratuita.

Soares é autor, com Pedro Peruzzo, do livro “As Madeleines das Freiras”, lançado em 2015. Atualmente ele trabalha na revisão do seu novo livro, previsto para ser lançado em 2018. Já Alves possui contos publicados nas coletâneas “MR Hyde” - Homem Monstro”, “Nada Será como Antes”, “Toda Forma de Amor”, “Rainhas”, “Nós & O Amor” e “Desengano”.

Espetáculo Poético-musical

Logo após a mesa, às 20h30, será apresentado o espetáculo poético-musical “A Sirene das Palavras”, com OsNáuticos. Com direção do poeta e ator Alex Dias, o show une poesias e música. O poeta é acompanhado pelos músicos Lucas Brogiolo e Deni Domenico e pela cantora Bruna Guerin. O grupo já ganhou o prêmio Funarte de Arte Contemporânea pelo projeto “Toque-me”.

Lê no Ninho

Mais cedo, o Flibi terá uma atração para bebês e crianças de seis meses a quatro anos de idade. A partir das 9h, na Biblioteca Municipal, haverá a apresentação do Lê no Ninho com a contadora de histórias Lela Cavalari. O programa visa estimular a leitura e vínculos afetivos entre crianças e seus pais ou cuidadores, promovendo experiências com livros, brinquedos e tecnologias.

Workshop teatral

Às 9h, na Estação das Artes Giovani Machado (prédio da Secretaria de Cultura e Turismo), em frente a praça Raul Cardoso, haverá o workshop de Iniciação Teatral com o ator Rafael Moura. O workshop oportunizará vivências na atividade teatral, sensibilizando os participantes artisticamente, a partir do interesse pela leitura e incentivo à criação.

Contação de histórias

Contos tradicionais de Malazarte ganham vida na apresentação rica em oralidade e musicalidade da contadora de histórias Lela Cavalari. A contação de histórias “Aventuras de Pedro Malazarte” será exibido às 14h na Biblioteca Municipal, com entrada livre.

Cine Flibi

O 4º Flibi contará também com a exibição do filme “As Aventuras de Tintim”, do diretor Steven Spielberg. O Cine Flibi acontecerá a partir das 15h, na Biblioteca Municipal, com classificação livre para todas as idades. O filme é oferecido pelo programa “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Oficina com Djalma França

Já às 19h, o ator Djalma França comanda a oficina “A Construção da Personagem”, na Estação das Artes Giovani Machado. Pensando na rápida evolução da prática teatral contemporânea, a oficina oferecerá um treinamento que ajude o ator na elaboração de personagens marcantes, levando veracidade, seja nos palcos ou nas telas.

Lançamento de livro

A partir das 18h30, na Biblioteca Municipal, haverá o lançamento do livro “Desengano”, do escritor e coordenador de educação do CLP (Centro de Liderança Pública), Renato Alves.

Texto: Rafael Lopes