17/10/2017
Lucas Amarante Lima e Yasmin Queiroz foram os vencedores do 1º Concurso Flibi de Poesia

Os alunos Lucas Amarante Lima, do 4º ano da escola municipal Profª Geni Leite da Silva, e Yasmin Gabriele Rodrigues Queiroz, do 6º ano da escola estadual Profª Lydia Helena Frandsen Stuhr, foram os grandes vencedores do 1º Concurso Flibi de Poesia. Eles levaram para casa um certificado de participação, um kit de livros e um tablet cada.

A premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (16 de outubro), durante o Flibi (Festival Literário de Birigui). A cerimônia contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, do professor coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, Danilo Jordão Zerlotti, além de professores e diretores das escolas.

Os dez autores finalistas fizeram a leitura dos seus textos durante a solenidade. As poesias foram avaliadas por uma banca composta por integrantes das secretarias de Cultura e Turismo e Educação e Diretoria Regional de Ensino, que levaram em consideração os critérios: atendimento ao tema e ao gênero textual; criatividade; originalidade e aspectos linguísticos.

PRODUÇÃO

O concurso foi voltado para todos os alunos dos 4º anos das 16 escolas municipais e os 6º anos das escolas estaduais, que escreveram uma poesia com o tema “Memórias: Birigui e seus encantos”. “O principal objetivo deste concurso, uma das novidades desta edição do Flibi, foi estimular a produção literária desde a infância”, explicou o produtor-executivo do Flibi, Paulo Bernardes.

Yasmin escreveu a poesia intitulada “Minha querida Birigui”, onde falou sobre a fundação e o desenvolvimento da cidade. Apaixonada por ler e escrever, ela conta que antes de redigir seu texto pesquisou sobre a história da cidade e que demorou cerca de duas horas para colocar as ideias no papel. “Estou muito feliz, pois não esperava ganhar o concurso”, comemorou.

“Birigui e seus encantos” foi o título dado por Lucas para a poesia em que escreveu sobre as coisas boas da cidade, como o reconhecimento por ser a capital do calçado infantil. “Fiquei muito surpreso e estou muito orgulhoso de ter ganhado o concurso. Torcia para ficar entre os dez finalistas, mas não ser um dos vencedores”, comentou.

FINALISTAS

Os outros oito finalistas do concurso foram: Eloá Vitória Camargo Neves (Ruth Pintão Lot); Maria Vitória Ap. Agostinho da Silva (Leonor Chaim Cury); Leonardo Marques Pessoa (Dr. Gama); Amanda Zampieri Gasoth (Roberto Clark); Murilo Polli da Silva (Dr. Carlos Rosa); Julia Souza Leite (Esmeralda Milano Maroni); Davi Reis Moretti (Antônio Sales de Oliveira); Leonardo Doná (Geracina de Menezes Sanches).

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Paraíso das Fotos