17/10/2017
Escritor Ignácio de Loyola Brandão compartilha experiências literárias em palestra no Flibi

O renomado cronista, contista, romancista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão contou suas experiências como escritor em palestra ministrada na segunda-feira (16), na abertura oficial do 4º Flibi (Festival Literário de Birigui). O evento contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, que representou o prefeito Cristiano Salmeirão.

“Durante os oito dias desse grande evento, uma extensa programação foi preparada com a participação de escritores renomados da nossa literatura. Serão 50 atividades e atrações que apresentam a literatura para o público nas mais diversas vertentes. Sem dúvidas, o Flibi se firma, a cada ano, como principal evento literário da região”, destacou Scanferla.

Ao abrir a palestra magna, o escritor e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, Brandão também enalteceu a importância do Flibi. “A literatura é o retrato da realidade em que se vive. E, num momento em que a literatura tem sido esquecida, Birigui está resistindo e apresentando um grande festival”, afirmou.

De forma bem descontraída, o escritor compartilhou com o público algumas histórias do seu dia a dia que o inspiraram a escrever suas crônicas. Além disso, ele relembrou fatos sobre o livro Zero, lançado em 1975, que foi censurado durante a Ditadura Militar. Hoje o livro já vendeu mais de 1 milhão de cópias e foi traduzido para 15 línguas.

SOBRE O ESCRITOR

Ignácio de Loyola Brandão possui uma vasta produção literária, entre romances, coletâneas de contos e crônicas, memórias e livros infantojuvenis, tendo sido traduzido para diversas línguas. Em 2000, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Contos por “O homem que odiava a segunda-feira” e em 2008, na categoria melhor ficção do ano pelo livro “O Menino que Vendia Palavras”.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Paraíso das Fotos