18/10/2017
Pela 1ª vez na história da administração, prefeito solicita laudo com imagens do Poço Profundo

Atento ao sistema de fornecimento de água aos munícipes, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, solicitou a concessionária Aqua Pérola um laudo detalhado das condições do Poço Artesiano Profundo, que fica na avenida 9 de Julho. Conhecido popularmente como ‘poço profundo’, ele é o responsável pelo abastecimento de água do Colinas e bairros vizinhos.

A solicitação do laudo, com imagens internas do poço, é inédita na administração pública municipal. Inaugurado em setembro de 1995, o Poço Artesiano Profundo tem 1.375 metros, com capacidade de produção de 500.000 litros/hora.

“Temos que saber como estão às condições do poço internamente. Birigui cresce a cada dia e temos que estar atentos ao progresso da cidade. Em 2016 houve problemas com a bomba de captação de água e isso gerou prejuízo aos moradores. Não queremos que esse problema (de falta de água) se repita”, frisou o prefeito Cristiano Salmeirão.

A Aqua Pérola, responsável pelo bombeamento para extração da água do poço, agendou o serviço de filmagem interna para os dias 17, 18, 19 e 20 de outubro. Por ser um serviço complexo, que necessita fazer a retirada da bomba de captação, a orientação é para que os moradores economizem água.

Residências com caixa d’água provavelmente não serão prejudicadas. Casas sem reservatório (caixa d’água), caso falte água, serão atendidas pelo caminhão pipa da Prefeitura Municipal. Qualquer cidadão pode fazer o pedido gratuitamente, basta ligar 0800 770 1095.

Os trabalhos de filmagens do poço profundo estão sendo acompanhados por técnicos da Prefeitura de Birigui e do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) - Diretoria de Bacia do Baixo Tietê. Nesta quarta-feira, dia 18, acompanharam os serviços o secretário adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Albano, o geólogo do DAEE, Humberto Luiz Beneduzzi, e o engenheiro civil Edgar Galdeano Fernandes, consultor da prefeitura. A presença do DAEE foi uma solicitação da administração.

“Com o laudo será possível melhorar as condições do poço. A Prefeitura de Birigui está atuante na busca de melhorias para seu sistema de abastecimento e distribuição de água”, falou o secretário adjunto Marcos Albano, destacando, ainda, recente obra no bairro Portal da Pérola.

OBRA NO PORTAL – Visando melhorar o sistema de distribuição de água nos bairros Portal da Pérola 1 e Portal da Pérola 2, a Prefeitura de Birigui realizou uma obra de interligação que irá melhorar o abastecimento naquela região da cidade.

A administração instalou uma tubulação com diâmetro de 30 centímetros e extensão de 5 quilômetros, que vai do Jardim Aeroporto (Poço Matéria) até o bairro Portal 2.

“Antes esta tubulação abastecia somente o Portal 2. Com essa nova interligação a água também irá abastecer o Portal 1, aumentando a pressão da distribuição e minimizando o problema de falta de água”, explicou Marcos Albano.

A interligação começou nesta terça-feira, dia 17, e foi concluída nesta quarta-feira, dia 18. A obra, orçada em aproximadamente R$ 35 mil, utilizou materiais e servidores da Prefeitura de Birigui.

CAIXA D’ÁGUA – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto lembra aos moradores que é fundamental cada residência ter caixa d’água, já que existem normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A recomendação é que o morador que não possua caixa d’água em sua casa deva providenciar sua instalação. O cidadão pode procurar orientação da Prefeitura de Birigui, que enviará gratuitamente um técnico para avaliar qual o tamanho da caixa d’água deve ser colocada em sua residência.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto atende gratuitamente pelo 0800 770 1095.

Texto e fotos: Tiago Lotto