18/10/2017
Poeta Alex Dias ministra palestra e lança livro “Um céu todo estrela” nesta quinta-feira no Flibi

Nesta quinta-feira (19 de outubro) o Flibi (Festival Literário de Birigui) recebe o poeta e gestor cultural Alex Dias para a palestra “Palavra em Potência Máxima”. O encontro acontecerá a partir das 19h, na Biblioteca Municipal. Na sequência, o escritor lança o seu novo livro de poemas “Um céu todo estrela”.

Dias é autor também do livro “Lírica Abissal” e tem poemas publicados em diversas antologias e revistas especializadas em literatura no Brasil e no exterior. É coordenador de programação do Sesc Birigui e fundador e diretor do grupo OsNáuticos, onde trabalha com o fomento e a difusão da poesia, da música, do cinema e das artes cênicas e visuais.

Mesa literária

A primeira atividade do Flibi nesta quinta-feira será a mesa literária com as escritoras Ieda Menani, Lu Mota e Sueli Contel, que levarão o público a uma reflexão sobre a importância da leitura como construtora de atores sociais. A mediação ficará por conta da mestre em sociologia Luana da Silva Garcia. O encontro será às 9h na Biblioteca Municipal.

Cine Flibi

O 4º Flibi conta também com a exibição do filme “PAX”, do diretor Paulo Munhoz. O Cine Flibi acontecerá a partir das 10h30, na Biblioteca Municipal, com classificação livre para todas as idades. O filme é oferecido pelo programa “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Contação de histórias

Às 13h, Gê Grigoleto apresenta na Biblioteca Municipal a contação de histórias “A Rainha e o Vento”. Em seguida, às 14h, ela ministra uma oficina de mediação de leitura para educadores interessados em desenvolver atividades literárias. A facilitadora trabalha há 20 anos com projetos de incentivo à leitura e contação de histórias voltados às crianças, adolescentes e idosos.

Oficina com Djalma França

O ator Djalma França comanda às 19h a oficina “A Construção da Personagem”, na Estação das Artes Giovani Machado. Pensando na rápida evolução da prática teatral contemporânea, a oficina oferecerá um treinamento que ajude o ator na elaboração de personagens marcantes, levando veracidade, seja nos palcos ou nas telas.

Exposição

Para fechar a programação do dia do Flibi, o escritor André Avelino Caldeira apresenta a exposição de lançamento de seu novo livro infantil “O monstro de listras”, a partir das 20h, na Biblioteca Municipal. A mostra terá a participação do ilustrador Matheus Milanin e o estilista Ney Soares, colaboradores da obra.

Texto: Rafael Lopes