19/10/2017
Secretaria de Saúde promove mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (21)

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui aderiu novamente à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é intensificar, aos sábados, as ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus no município.

O primeiro mutirão acontecerá no sábado (21 de outubro), a partir das 8h, nos bairros Jandaia 3, Thereza Maria Barbieri, Ivone Alves Palma e Cidade Jardim. A meta é vistoriar mais de 3.500 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Serão mobilizados na ação 108 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

A ação prevê a execução de varredura de focos do mosquito, com a eliminação de recipientes que possam acumular água, servindo de criadouro para o inseto. Haverá ainda orientação aos moradores sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes. Não serão recolhidos no trabalho móveis, galhos e restos de construção civil.

A prefeitura assinou um termo de adesão para realizar a campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti” até o final de novembro. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado remuneração extra no valor de R$ 120 a cada sábado trabalhado. Birigui já participou do mesmo programa no ano passado e entre janeiro e abril deste ano.

“Com a proximidade do verão e o consequente aumento do período de chuvas, precisamos intensificar as ações agora para prevenir uma epidemia de dengue. O retorno da campanha é uma prova que a administração municipal está engajada para garantir a devida prevenção”, afirmou o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) Ricardo Cabral.

DADOS

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 62 casos positivos de dengue de janeiro até o dia 17 de outubro deste ano, sem mortes. No ano passado foram 4.770 casos, com dois óbitos. Com relação a chikungunya, até o momento foram confirmados três casos positivos. Nenhum caso de zika vírus e febre amarela foi confirmado neste ano.

Texto: Rafael Lopes