19/10/2017
Participantes do Projeto “Birigui Sustentável” visitam áreas estratégicas para o meio ambiente

O Projeto de Educação Ambiental “Birigui Sustentável”, realizado em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentado e Assistência/Desenvolvimento Social, atende crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade.

Em encontros semanais são discutidos assuntos como arborização, água, resíduos sólidos, energia, biodiversidade e poluição. O projeto envolve menores atendidos pelo Núcleo CIS – Centro de Integração Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Arte de Crescer.

O “Birigui Sustentável” teve início em agosto e segue com atividades até dezembro deste ano. Na última semana, as crianças e adolescentes realizaram uma visita técnica na Chácara da Prefeitura de Birigui, no bairro Ipê, onde conheceram o Viveiro Municipal e as atividades que são realizadas no local.

“No viveiro, é priorizado espécies de árvores para o calçamento das vias públicas. Precisamos conhecer para poder cuidar. Esta é a proposta do projeto de Educação Ambiental. Só cuidamos daquilo que faz sentindo em nossas vidas”, comentou o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

Durante a visita, os alunos também conheceram a captação de água do Ribeirão Baixotes. Nas margens do manancial, as crianças puderam compreender a importância da preservação das nascentes, córregos e minas d'águas.

“Além de abastecer grande parte da nossa população, as águas do Baixotes são diluídas junto às águas do Aquífero Guarani, captadas pelos poços profundos do município”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

Outros locais de interesse ambiental serão visitados durante o projeto, que tem por objetivo conhecer as áreas de interesses ambientais da cidade, reduzir a pegada ecológica e promover o sentimento de pertencimento.

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente