19/10/2017
Fernanda Young fala sobre literatura, carreira e depressão em bate-papo na 4ª edição do Flibi

Conhecida por não ter papas na língua, a escritora, atriz, roteirista e apresentadora Fernanda Young falou sobre a importância da leitura e literatura, carreira, feminismo e a convivência com a depressão que teve ao longo da vida, em bate-papo descontraído realizado na noite desta quarta-feira (18 de outubro), no Flibi (Festival Literário de Birigui).

Fernanda abriu o bate-papo lendo um trecho de um novo livro que está escrevendo, um autobiográfico com o título definitivo de “O Livro”, algo inédito em suas apresentações pelo país. Parte dos capítulos será dedicada a um momento traumático: a quase perda do marido, o roteirista Alexandre Machado, no início deste ano. O livro ainda não tem prazo para ser publicado.

A escritora discorreu sobre a depressão e falou sobre a importância da leitura e da literatura para o desenvolvimento do raciocínio, da fala e da escrita. “As pessoas estão perdendo a capacidade de se expressarem, estão emburrecendo no domínio da língua portuguesa pela falta de leitura. A literatura é imprescindível nesse processo”, afirmou.

REFERÊNCIA

Com 20 anos de carreira, Fernanda tem como autores preferidos Machado de Assis, Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo, entre outros. Ela já publicou 13 livros, entre eles, "Vergonha dos Pés", “Estragos”, “O Pau”, “A Louca Debaixo do Branco”, “O Efeito Urano”, “Dores do Amor Romântico”, "A Mão Esquerda de Vênus". Foi roteirista de séries como "A Comédia da Vida Privada", “Os Normais”, “Os Aspones", "Surtadas na Yoga", "Vade Retro” e "Edifício Paraíso" (em exibição na GNT)

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Paraíso das Fotos