20/10/2017
Espetáculo 'Em Tempo', da Cia de Sapateado Pé na Tábua, é uma das atrações do Flibi neste sábado

A Companhia de Sapateado Pé na Tábua, de Ribeirão Preto, apresenta o espetáculo “Em Tempo” neste sábado (21 de outubro) no Flibi – Festival Literário de Birigui. A atração será exibida a partir das 20h, no Teatro do Sesi, com entrada gratuita. Os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes da apresentação.

O trabalho contemporâneo da companhia propõe borrar fronteiras entre dança, música e teatro. O espetáculo remonta a linguagem do sapateado, atravessando bordas temporais e estilos musicais. A pesquisa nasceu da performance experimental “O tempo canta” em que voz e sapateado dialogavam no tempo e no espaço.

Tendas literárias

A programação deste sábado terá início com as Tendas Literárias. Alunos das escolas municipais de Birigui estarão na praça Dr. Gama, das 8h30 às 12h, apresentando projetos literários desenvolvidos durante os projetos pedagógicos em sala de aula.

Escrita Criativa

O escritor e publicitário Marcos Paulo Telles ministra a oficina de Escrita Criativa, das 9h às 13h30, na Biblioteca Municipal. A oficina vai apresentar um estudo panorâmico do processo de criação literária desde seu início até a sua concretização. O escritor usará como base a sua experiência na construção de sua série de livros – O Herdeiro de Eddon – ao longo de mais de seis anos.

Café Cultural

A poesia em Elis Regina é o tema do Café Cultural comandado por Humberto Gomes, a partir das 10h, na Biblioteca Municipal. Conhecida por sua competência vocal, musicalidade e presença de palco, a cantora é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil dos anos 1960 ao início dos anos 1980.

Comunidade leitora

A partir das 10h, as escolas estaduais Ricardo Peruzzo, Regina Valarini Vieira, Olivia Angela Furlani e Esmeralda Milano Maroni recebem o projeto Comunidade Leitora, por meio do programa Escola da Família. Aliado ao Outubro Rosa, a atividade nas unidades escolares terá o tema “As mulheres contam histórias”.

Oficina com Djalma França

O ator Djalma França comanda às 14h a oficina “A Construção da Personagem”, na Estação das Artes Giovani Machado. Pensando na rápida evolução da prática teatral contemporânea, a oficina oferecerá um treinamento que ajude o ator na elaboração de personagens marcantes, levando veracidade, seja nos palcos ou nas telas.

Clube de leitura

Leitores e apreciadores do livro Esaú e Jacó, do escritor Machado de Assis, se reúnem na Moscoffe & Moscou Livraria, a partir das 15h, para trocar opiniões sobre a penúltima obra do escritor, lançado em 1904, quatro anos antes de sua morte. A mediação do bate-papo ficará por conta de Renato Nogueira. A participação é aberta ao público.

Sarau

A programação deste sábado do festival será encerrado com o Sarau Ânima. Os participantes poderão mostrar a sua arte, realizando apresentações livres de música, dança, teatro e literatura. A atividade acontecerá a partir das 21h, na Ânima Galeria Cultural, na rua Barão do Rio Branco, 563, Centro.

Texto: Rafael Lopes