23/10/2017
PROBLEMA RESOLVIDO: Prefeitura de Birigui aplica “antiespumante” no ribeirão Baixotes

A Prefeitura de Birigui resolveu o problema da ‘espuma branca’ que surge no ribeirão Baixotes, por conta do lançamento do esgoto tratado no ribeirão. A espuma surge em função do despejo de sabão em pó, detergente e demais produtos dos imóveis que chegam até o esgoto.

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, em parceria com servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, aplicaram um antiespumante no esgoto, produto que é biodegradável.

O trabalho foi acompanhado pelos secretários Juliano Salomão (Meio Ambiente) e Cleverson Tody (Serviços Públicos, Água e Esgoto), além dos demais profissionais das secretarias envolvidas e técnicos da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Nesta segunda-feira, dia 23, o produto voltou a ser aplicado, e, assim como na última sexta-feira, eliminou a espuma.

“A espuma que surge no Baixotes é um problema antigo, porém não oferece impacto ambiental significativo. Ela deve ser combatida para que a Prefeitura de Birigui possa obter a licença de operação definitiva da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)”, explicou o secretário Juliano Salomão.

Segundo o secretário, esta licença nunca foi conquistada pelas antigas administrações, sendo a licença de operação mais antiga solicitada pelo órgão do Governo Estadual. “Estamos trabalhando para conquistá-la o mais rápido possível. A aplicação do antiespumante é um dos processos para a obtenção da licença de operação”, explicou o secretário Juliano Salomão.

DENÚNCIA – Antes do início desta gestão, a Cetesb já acompanhava e solicitava solução para o problema. Este ano, visando solucioná-lo, a atual gestão iniciou as pesquisas e trâmites legais para eliminar a espuma branca.

Também preocupados com a situação, vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal fizeram denúncia à Cetesb, porém a denúncia foi protocolada após a entrega do cronograma elaborado pelo Executivo para solucionar o problema.

“Entendemos a preocupação dos vereadores, mas antes mesmo da denúncia dos parlamentares a Prefeitura havia comunicado oficialmente, via protocolo feito na Cetesb, um cronograma de ações visando a solução do problema. Esta iniciativa foi uma promessa de campanha e estamos trabalhando para cumpri-la ainda este ano. Pelo o que observamos com o antiespumante, o problema foi resolvido”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo lembrou que o problema é antigo, que outras gestões deixaram de resolver. “Apesar disso, não queremos apontar culpados e sim resolver o problema o quanto antes”, completou o prefeito.

De acordo com o secretário Cleverson Tody, o produto aplicado no Baixotes é biodegradável, ou seja, não compromete a qualidade do recurso hídrico e a ictiofauna (conjunto das espécies de peixes). Foram adquiridos dois mil quilos de antiespumante e a quantidade permite aplicação até o final de novembro.