23/10/2017
Mais de 2,3 mil imóveis foram vistoriados no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Birigui retomou no último sábado (21 de outubro) o mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Mais de 2.300 imóveis, entre residências, comércios e terrenos baldios, foram vistoriados nos bairros Jandaia 3, Thereza Maria Barbieri, Ivone Alves Palma e Cidade Jardim.

Conforme balanço divulgado pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), outros 922 imóveis foram encontrados fechados ou desabitados e, em outros 11, os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontradas em 24 tipos de recipientes, como em pneus, vasos de plantas, ralos externos, bebedouros de animais e vasos sanitários.

A dona de casa Maria do Livramento Porfírio, 71 anos, moradora do Ivone Alves Palma, é um exemplo de cuidados em casa. “Todos os dias lavo as vasilhas dos cachorros com buchinha e não deixo água ficar parada nos pratinhos das plantas e na bandeja da geladeira. Tenho muito medo de pegar dengue, por isso, deixo tudo certinho para não criar larvas”, disse.

Mesmo com o quintal bem cuidados e em ordem, Maria Terezinha Masquio Sveiger, 67, também do Ivone Alves Palma, foi orientada a manter os pratinhos das plantas com areia e colocar um pouco água sanitária nos ralos. “Esse mutirão é importante, pois infelizmente nem todos cuidam dos seus quintais”, afirmou.

CAMPANHA

O mutirão faz parte da campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que será realizada aos sábados, até o final de novembro. Na primeira ação foram mobilizados 94 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias e nove supervisores. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado remuneração extra no valor de R$ 120 a cada sábado trabalhado.

Texto e foto: Rafael Lopes