23/10/2017
Praça Dr. Gama ficou lotada durante apresentações musicais que encerraram o Flibi 2017

Retreta Musical com a Corporação Musical Municipal Maestro Antônio Passarell e show dos irmãos Luciana Mello e Jair Oliveira (filhos do cantor Jair Rodrigues) encerraram neste domingo (dia 22) a 4ª edição do Flibi, o Festival Literário de Birigui. A praça Dr. Gama ficou lotada. O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, acompanharam o show, denominado “Tributo a Jair Rodrigues”.

Sescoop/SP, Sicredi Birigui, Unimed Birigui e Coeb foram as cooperativas responsáveis pelo show de Jairzinho e Luciana. “Foi uma parceria positiva, que encerrou com chave de ouro o nosso Flibi”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão, agradecendo aos envolvidos no festival, que contou com 50 atividades.

O Flibi 2017 aconteceu de 15 a 22 de outubro. O festival é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), e o Governo do Estado de São Paulo, com patrocínios do Proac/SP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, Supermercados Rondon e Guaraná Paulistinha.

TRIBUTO – Após a apresentação da Corporação Musical Municipal Maestro Antônio Passarell, Jairzinho e Luciana Mello fizeram uma homenagem ao cantor Jair Rodrigues, falecido em 2014. Os artistas seguem os passos do pai nos gêneros de samba e MPB e apresentam as principais canções de Jair e sucessos da carreira individual dos dois.

“Disparada”, “Deixa Isso Pra Lá”, “Tristeza”, “Majestade, O Sábia” agitaram o público, que mostrou reunir na praça crianças, jovens, adultos e terceira idade.

Jairzinho comentou a importância da leitura. “Primeiramente é uma honra encerrar o Flibi. Fico feliz de ver ações de incentivo à leitura, pouco valorizada em nosso País. Acredito que a leitura pode transformar as pessoas”, disse o músico, que em 2014 lançou “Grandes Pequeninos”, um livro-CD que contou com a participação de artistas como Luciana Mello, Max de Castro, Seu Jorge, Simoninha, Vanessa Jackson e Pedro Camargo Mariano.

Texto e fotos: Tiago Lotto