23/10/2017
Animais de grande porte soltos nas ruas é tema de reunião entre prefeito e vereadores

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 23 de outubro, os vereadores Carla Cristina Bianchi, a Carla Protetora, Fabiano Amadeu e José Merino Garcia, o Paquinha. No encontro, que ocorreu no Paço Municipal, os parlamentares trataram com o chefe do Executivo sobre um anteprojeto que prevê a proibição da permanência de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade.

“Recebi dos três vereadores um anteprojeto que trata sobre proibição e cadastramento dos animais, que, após apreendidos, receberiam um CHIP. O controle de animais envolve uma série de ações, visando harmonizar a relação entre a população humana, os animais e o meio ambiente”, disse o prefeito de Birigui.

Os vereadores procuraram o prefeito na busca de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e animal, já que animais soltos pelas ruas são responsáveis por graves acidentes, entre eles fatais.

“Birigui registra grande quantidade de animais de grande porte, como equinos, bovinos, muares, asininos e similares soltos no município, seja em logradouros, estradas ou áreas públicas em geral. Além dos acidentes, os animais podem aumentar o risco de proliferação de doenças e bactérias encontradas nos seus dejetos”, comentou a vereadora Carla Bianchi.

O anteprojeto entregue ao prefeito prevê multas aos proprietários de animais que forem encontrados soltos pela cidade. “Vou analisar o documento que recebi dos vereadores. Sei que vários municípios já implantam microchips em animais e o resultado foi positivo”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

DENÚNCIA – Os moradores que Birigui que encontrarem animais soltos pelas ruas podem ligar para o Disk Denúncia da Guarda Civil Municipal, que irá apurar a ocorrência. O telefone de contato é o 0800 770 2532. A ligação é gratuita.

A Guarda Municipal atende na avenida 9 de Julho, 1.613, Jardim Stábile. O telefone fixo é 3641-8088. Há, também, outro telefone gratuito ao cidadão: 153.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Tiago Mariano