O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 23 de outubro, os vereadores Carla Cristina Bianchi, a Carla Protetora, Fabiano Amadeu e José Merino Garcia, o Paquinha. No encontro, que ocorreu no Paço Municipal, os parlamentares trataram com o chefe do Executivo sobre um anteprojeto que prevê a proibição da permanência de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade.
“Recebi dos três vereadores um anteprojeto que trata sobre proibição e cadastramento dos animais, que, após apreendidos, receberiam um CHIP. O controle de animais envolve uma série de ações, visando harmonizar a relação entre a população humana, os animais e o meio ambiente”, disse o prefeito de Birigui.
Os vereadores procuraram o prefeito na busca de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e animal, já que animais soltos pelas ruas são responsáveis por graves acidentes, entre eles fatais.
“Birigui registra grande quantidade de animais de grande porte, como equinos, bovinos, muares, asininos e similares soltos no município, seja em logradouros, estradas ou áreas públicas em geral. Além dos acidentes, os animais podem aumentar o risco de proliferação de doenças e bactérias encontradas nos seus dejetos”, comentou a vereadora Carla Bianchi.
O anteprojeto entregue ao prefeito prevê multas aos proprietários de animais que forem encontrados soltos pela cidade. “Vou analisar o documento que recebi dos vereadores. Sei que vários municípios já implantam microchips em animais e o resultado foi positivo”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.
DENÚNCIA – Os moradores que Birigui que encontrarem animais soltos pelas ruas podem ligar para o Disk Denúncia da Guarda Civil Municipal, que irá apurar a ocorrência. O telefone de contato é o 0800 770 2532. A ligação é gratuita.
A Guarda Municipal atende na avenida 9 de Julho, 1.613, Jardim Stábile. O telefone fixo é 3641-8088. Há, também, outro telefone gratuito ao cidadão: 153.
Comunicação Prefeitura
Texto: Tiago Lotto
Foto: Tiago Mariano
|