26/10/2017
Neste sábado tem mutirão contra o Aedes aegypti nos bairros João Crevelaro, Santana e Quemil

Neste sábado (28 de outubro) haverá novo mutirão contra o Aedes aegypti em Birigui. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é atingir um universo de 3.505 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, dos bairros João Crevelaro, Jardim Santana e Quemil. A força-tarefa terá início a partir das 8h.

O objetivo da mobilização é intensificar as ações de conscientização e combate ao mosquito, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, realizadas diariamente no município. Serão mobilizados no mutirão 108 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, além de nove supervisores.

A ação prevê a execução de varredura de focos do mosquito, com a eliminação de recipientes que possam acumular água, servindo de criadouro para o inseto. Haverá ainda orientação aos moradores sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes. Não serão recolhidos no trabalho móveis, galhos e restos de construção civil.

O mutirão faz parte da campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que será realizada aos sábados, até o final de novembro. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado de São Paulo, via prefeitura, remuneração extra no valor de R$ 120 a cada sábado trabalhado.

BALANÇO

No primeiro mutirão, realizado no sábado passado, mais de 2.300 imóveis foram vistoriados nos bairros Jandaia 3, Thereza Maria Barbieri, Ivone Alves Palma e Cidade Jardim. Outros 922 imóveis foram encontrados fechados ou desabitados e, em outros 11, os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontrados em 24 tipos de recipientes.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o dia 24 de outubro foram confirmados 67 casos positivos de dengue, sem mortes. No ano passado foram 4.770 casos, com dois óbitos. Com relação a chikungunya, quatro casos positivos foram confirmados. Até o momento, nenhum caso de zika vírus e febre amarela foi registrado.

Texto: Rafael Lopes